Plataforma Alelo Recursos Genéticos

De AleloWiki
Revisão de 17h26min de 19 de novembro de 2021 por WikiSysop (Discussão | contribs) (Informações do projeto da Plataforma Alelo)

Ir para: navegação, pesquisa

Apresentação

A Plataforma Alelo Recursos Genéticos é uma plataforma de serviços de tecnologia da informação (TI), de base Web, dedicada às atividades de pesquisa em conservação e enriquecimento de recursos genéticos (RG) desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Plataforma Alelo é formada pela infraestrutura de informática (hardware); bases de dados e sistemas de tecnologia da informação (softwares); processos e serviços dedicados à gestão, treinamento e apoio à documentação de dados e informações (peopleware) das atividades desenvolvidas em núcleos de criação (animal), coleções biológicas (microrganismos), coleções e bancos de germoplasma (vegetal) com foco no tema RG.


Portal da Plataforma Alelo Recursos Genéticos (http://alelo.cenargen.embrapa.br/)


Cada vertente temática (animal, microrganismo e vegetal) possui conjunto próprio de recursos de TI, modelados exclusivamente para apoiar as atividades desenvolvidas no âmbito de suas coleções, disponíveis no portal da Plataforma.

Animal

O Sistema de gestão de dados e informações de recursos genéticos da vertente animal foi concebido com a participação de equipes do Brasil, Canadá e Estados Unidos da América (EUA), por meio das respectivas empresas estatais de pesquisa: Brasil: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); EUA: Agriculture Research Service (ARS); e Canadá: Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC). Além do sistema de gestão, a vertente animal possui sistema de consulta pública e sítios de apresentação de números gerais da vertente e da Supervisão da Curadoria de RG Animal, com lista de núcleos de criação formalizado, nome e contato dos respectivos curadores/especialistas.

Microrganismos

O sistema AleloMicro é o sistema especializado na gestão de dados de informações de recursos genéticos microbianos. Além do AleloMicro dedicado à gestão, a Vertente Microbiana possui sistemas de busca e consulta pública; sítio de apresentação de números gerais e da Supervisão de Curadoria de Microrganismos da Embrapa, com relação das coleções biológicas e respectivos curadores/especialistas; glossário, manual e tutoriais de apoio aos usuários no espaço AleloWiki.

Vegetal

O sistema AleloVegetal é o sistema especializado na gestão de recursos genéticos vegetais. O sistema possui módulos avançados de documentação e gestão das atividades de conservação desenvolvidas em coleções e bancos de Germoplasma vegetal. O sistema foi denominado inicialmente Acessar, durante o período de migração assistida de dados remanescentes do Sibrargen e de outras bases de dados ainda disponíveis nas atividades de curadorias de recursos genéticos da Embrapa. Atualmente, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), O AleloVegetal vem ampliando seu escopo de usuários por meio de parcerias com outras instituições acadêmicas e de pesquisa que atuam no tema RG vegetal. A vertente vegetal possui ainda sistema de busca e consulta pública à base de dados de RG vegetal; sítios de apresentação de números gerais e da Supervisão de Curadoria Vegetal com relação das coleções formalizadas, além de glossário de termos, legislação aplicada, manuais e tutoriais de apoio disponíveis no Espaço AleloWiki.

Breve história da Plataforma

A Embrapa, no cumprimento de sua missão institucional, de fazer pesquisa e levar alimento de qualidade à mesa dos brasileiros, buscou dotar sua equipe de pesquisadores de recursos e ferramentas necessárias ao desenvolvimento da Pesquisa. Desde a década de 80 a empresa se utiliza de ferramentas de informação no manejo de dados de recursos genéticos. No processo de atualização tecnológica, a Embrapa tem incorporado novos recursos da área de tecnologia da informação voltados à gestão de recursos genéticos da área animal, vegetal e de microrganismos.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma de suas unidades descentralizadas (UD), criada em 1974, foi pioneira no Brasil no uso da tecnologia da informação para a gestão de coleções vegetais com o desenvolvimento do Sistema de Informações de Recursos Genéticos (SIRG). No início dos anos 90, o SIRG operou com um conjunto de aplicativos standAlone (sem uso de redes) para microcomputadores. Este foi substituído em 2000 com a adaptação do Genetic Resource Information Network (GRIN), a partir de uma parceria da Embrapa com o Departamento de Agricultura dos EUA (United States Department of Agriculture – USDA). A versão brasileira, denominada Sistema Brasileiro de Informação de Recursos Genéticos (Sibrargen) passou a utilizar o modelo de arquitetura cliente-servidor com base de dados centralizada.

A partir de 2010, a Plataforma Nacional de Recursos Genéticos, concebida para organizar o sistema de curadorias da Embrapa, passou por reformulação e ações estratégicas foram criadas para apoiar as atividades de conservação e gestão de recursos genéticos. O projeto de documentação e informatização de Recursos Genéticos foi aprovado no âmbito do Macroprograma I (Sistema Embrapa de Gestão), permitindo o desenvolvimento do sistema AleloVegetal, em substituição ao Sibrargen, com tecnologia Web e código aberto (open source). O sistema AleloVegetal possui recursos de segurança e funcionalidade desde o manejo das informações até a sua disponibilização para a consulta pública, favorecendo o intercâmbio de materiais biológicos e conhecimento entre as coleções de RG. Encontra-se em processo permanente de execução a migração e incorporação do conjunto de informações existentes nas diversas coleções e bancos de germoplasma da Embrapa para a base de dados de Recursos Genéticos da Plataforma Alelo.

Sediada no DataCenter de RG da Embrapa, a Plataforma Alelo Recursos Genéticos veio abrigar o conjunto de sistemas de apoio à gestão das informações produzidas no âmbito dos Recursos Genéticos animal, microrganismo e vegetal, e organizar os demais recursos dedicados ao compartilhamento de documentos, informações sobre legislação, termos de referência, coleções genéticas, área de treinamento, consultas públicas e o Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura (TIRFAA). A Plataforma Alelo foi concebida como um portal de serviços, integrando as diversas UDs da Empresa, por meio da gestão corporativa de dados. O Sistema AleloVegetal, por exemplo, possui função multilínguas e pluri-institucional, com diversos níveis de acesso, garantindo a segurança da informação para diferentes perfis de usuário, desde o curador até o cliente externo. As características e metodologias adotadas no desenvolvimento do AleloVegetal permitem que o sistema seja usado por outras instituições de pesquisa no manejo de dados obtidos nas atividades com recursos genéticos.

O Sistema de gestão de dados de RG Animal, disponível no Plataforma Alelo, foi desenvolvido a partir de parceria entre vários países, por meio de suas empresas estatais de pesquisa: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Brasil), Agriculture Research Service (ARS/EUA), e Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC/Canadá).

A Plataforma Alelo e seu conjunto de sistemas, ferramentas e recursos voltados à gestão de dados e informações de Recursos Genéticos, é fruto do encontro e do empenho de pesquisadores e profissionais de desenvolvimento, e conta com o apoio de parceiros internos e externos, que desde 2010 têm dedicado grande esforço à sua realização. Além da equipe de TI da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, os desafios vencidos até o lançamento da Plataforma Alelo contou com atuação e colaboração da Chefia da Unidade, Macroprograma 1 (Mp1), Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Diretoria Executiva (DE), Banco Ativo de Germoplasma (BAG) Arroz e Feijão (CNPAF), Agriculture Research Service (ARS/US), Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC/CA), além de colaboradores externos e profissionais, Curadores e Pesquisadores de diversas unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.

Informações do projeto da Plataforma Alelo

  • Código SEG: 20.20.02.005.00.00: (1/5/2021-31/12/2024); Título: REGEN_02_19 Suporte e continuidade de soluções digitais para recursos genéticos na Plataforma Alelo; Líder: Gilberto de Oliveira Hiragi (gilberto.hiragi@embrapa.br) Analista; Unidade: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecologia;
  • Plano de ação 20.20.02.005.00.01: Solução para Inovação: Gestão do Projeto; Responsável: Gilberto de Oliveira Hiragi;
    • Resultado 1: Capacitação de multiplicadores e/ou curadores dos Núcleos de Conservação da Embrapa e Gestores de Recursos Genéticos animais para uso das novas funcionalidades e manutenções evolutivas do AleloAnimal; tipo de Resultado: Capacitação e atualização tecnológica de agentes multiplicadores;
    • Resultado 2: Capacitação de multiplicadores e/ou curadores de coleções microbianas e Gestores de Recursos Genéticos microbianos para uso das novas funcionalidades e manutenções evolutivas do AleloMicro; tipo de Resultado: Capacitação e atualização tecnológica de agentes multiplicadores;
    • Resultado 3: Capacitação de multiplicadores e/ou curadores de bancos de germoplasma vegetal e Gestores de Recursos Genéticos vegetais para uso das novas funcionalidades e manutenções evolutivas do AleloVegetal; tipo de Resultado: Capacitação e atualização tecnológica de agentes multiplicadores
  • Atividades
    • Código Ativ. 20.20.02.005.00.01.001: Gerenciamento do projeto, visando a continuidade e desenvolvimento da plataforma digital Alelo para processos e dados de Recursos Genéticos; Responsável: Gilberto de Oliveira Hiragi;
    • Código Ativ. 20.20.02.005.00.01.002: Migração, padronização e atualização de bases de dados de Recursos Genéticos na plataforma Alelo; Responsável: Renato Sales dos Santos;
    • Código Ativ. 20.20.02.005.00.01.003: Suporte e atendimento aos usuários das soluções de Tecnologia da Informação da plataforma Alelo; Responsável: Francisco Régis Ferreira Lopes
    • Código Ativ. 20.20.02.005.00.01.004: Gestão da infraestrutura de Hardware e Software que hospeda as soluções de Tecnologia da Informação da plataforma Alelo; Responsável: Ricardo Berlim Fonseca;
    • Código Ativ. 20.20.02.005.00.01.005: Proposição, priorização e acompanhamento de demandas para a plataforma Alelo; Responsável: Samuel Rezende Paiva;
    • Código Ativ. 20.20.02.005.00.01.006: Manutenção corretiva e evolutiva de softwares componentes da plataforma Alelo para vertente Vegetal; Responsável: Leonardo Guedes de Oliveira;
    • Código Ativ. 20.20.02.005.00.01.007: Manutenção corretiva e evolutiva de softwares componentes da plataforma Alelo para vertente Microbiana; Responsável: Leonardo Guedes de Oliveira;
    • Código Ativ. 20.20.02.005.00.01.008: Manutenção corretiva e evolutiva de softwares componentes da plataforma Alelo para vertente Animal; Responsável: Eduardo de Vaz de Mello Cajueiro.
  • Plano de ação 20.20.02.005.00.02: Solução para Inovação: Soluções de Tecnologia da Informação para processos e dados de Recursos Genéticos animais na plataforma Alelo; Responsável: Eduardo de Vaz de Mello Cajueiro.
    • Resultado nº: 1: Novo Software do Alelo (Portal de Softwares para Gestão de Dados de Recursos Genéticos) para migração de dados com API com desenvolvimento próprio para integração com a plataforma Domestic Animal Diversity Information System (DAD-IS) da FAO; tipo de Resultado: Software para Clientes Externos; Escala de maturidade: 2021) TRL/MRL 5; 2022) TRL/MRL 7;
    • Resultado nº: 2: Novo software com tecnologia mobile para celulares componente do Alelo (Portal de Softwares para Gestão de Dados de Recursos Genéticos) para auxiliar os curadores na gestão dos Núcleos de Conservação descentralizados (rebanhos de animais vivos) nas Unidades da Embrapa e os Gestores de Recursos Genéticos; tipo de Resultado: Software para Clientes Externos; Escala de maturidade: 2022: TRL/MRL 3; 2023: TRL/MRL 5; 2024: TRL/MRL 7;
    • Resultado nº: 3: Nova Versão do Software de atualização de dados para curadores e responsáveis de Recursos Genéticos Animais contendo melhorias evolutivas com destaque para as novas funções para exibição de mapa de localização de animal (indivíduo) com distribuição geográfica por taxonomia e demonstração de segurança da conservação animal da Embrapa, indicando o percentual do objetivo de coleta que foi atingido para uma raça ou linhagem no AleloAnimal; tipo de Resultado: Software para Clientes Externos; Escala de maturidade: 2023: TRL/MRL 5; 2024:TRL/MRL 7;

Ligações externas

  1. Portal Alelo Recursos Genéticos
  2. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
  3. Agriculture Research Service (ARS/EUA)
  4. Departamento de Agricultura dos EUA (United States Department of Agriculture – USDA)
  5. Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC/Canadá)
  6. [www.embrapa.br/arroz-e-feijao Embrapa Arroz e Feijão]
  7. Genetic Resource Information Network (GRIN)