Sistema AleloVegetal

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa

O Sistema AleloVegetal é o conjunto de softwares componentes do Portal Alelo para documentar, informatizar, manejar e fazer a gestão de dados e informações geradas nas atividades de bancos de germosplasma e/ou coleções de plantas; é um sistema desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia cujo objetivo é fazer a gestão das informações de recursos genéticos vegetais dos Bancos de Germoplasma e coleções mantidas pela da Embrapa. O sistema é parte integrante do Portal Alelo Recursos Genéticos que abriga o conjunto de sistemas e ferramentas de apoio às atividades de gestão de dados e informações de pesquisa e desenvolvimento com recursos genéticos em suas diversas vertentes: animal, microrganismos e vegetal. O Sistema AleloVegetal recebeu inicialmente a denominação de Sistema Acessar e, atualmente, além das informações alimentadas pelos Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs) da Embrapa, abriga os dados remanescentes do Sibrargen (Sistema Brasileiro de Informações de Recursos Genéticos) pioneiro sistema aplicativo da Embrapa na área.

O Sistema AleloVegetal possui seis módulos de gerenciamento de dados e informações, quatro módulos de manejo de dados e informações e dois de gestão de bancos e coleções de germoplasma:

Sistema AleloVegetal
  1. Módulo Passaporte
  2. Módulo Observação
  3. Módulo Conservação
  4. Módulo Pré-Intercâmbio
  5. Módulo Gestão
  6. Módulo Configurações

Modelo genérico de desenvolvimento

O Sistema AleloVegetal foi concebido em modelo diferenciado de desenvolvimento. Tanto a sua aplicação como sua base de dados são aprimorados ao longo do tempo, durante o processo de importação assistida de dados e informações de registros de bancos e coleções de germoplasma para o sistema. Após o reconhecimento das informações do acervo, curadores e gestores de coleções e bancos de germoplasma, com a colaboração da equipe de desenvolvimento do sistema, têm a permissão para definir os tipos de dados que melhor atendam às especificidades de identificação do acesso. Os tipos de dados são definidos em tabelas de referência, modelo genérico de desenvolvimento que permite maior versatilidade na atividade de manutenção do sistema, ao mesmo tempo aproxima desenvolvedores, curadores e equipes de apoio na gestão do conhecimento voltado às atividades de bancos e coleções de germoplasma.