Sistema AleloMicro

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa

O Sistema AleloMicro é um dos sistemas componentes do Portal Alelo Recursos Genéticos, plataforma web de recursos e ferramentas de gestão de dados e informações de pesquisa e desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo do Sistema AleloMicro é fazer a gestão de dados de microrganismos das coleções de referência e de trabalho da Embrapa.

O Sistema AleloMicro foi concebido por equipe multidisciplinar liderada por Pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Unidade Descentralizada da Embrapa, com projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à gestão de coleções de microrganismo.

Modelo conceitual

O AleloMicro adota conceitos e modelos de representação que expressam a organização das coleções de microrganismo da Embrapa. O esquema a seguir ilustra de modo simplificado a estrutura e os conceitos de Linhagem (microrganismo), de Subcoleção, de acesso ou item de subcoleção (linhagem específica dentro de determinada Subcoleção) e amostra do acesso ou item de subcoleção (componente físico na coleção = criotubo, ampola, etc):

Modelo conceitual de apresentação de coleção, item de coleção, amostra de item de coleção e linhagem;
[1]

Conceitos de organização e representação do Sistema AleloMicro

  • Escopo – define ente genérico padrão para organização de um conjunto de coleções registrado no Sistema AleloMicro. Uma vez definido um escopo, é possível vincular um conjunto de regras para o elenco de coleções a ele vinculado, com perfi de acesso diferenciado para cada coleção componente, gestão de registros em base de dados e níveis de responsabilidade de usuário, conforme a coleção em que esteja cadastrado. Na base de dados do Sistema AleloMicro destaca-se como exemplo de escopo as Coleções Microbianas da Embrapa, com mais de treze coleções componentes (2018).
  • Coleção – organização formal de acervo de germoplasma microbiano, temático e institucional, para a realização de atividades de depósito, conservação, identificação, caracterização e intercâmbio de germoplasma, e atua de acordo com protocolos de pesquisa e requisitos de qualidade. Como exemplo de coleção, apresenta-se a Coleção de Recurso Biológico (CRB) de Microrganismos Multifuncionais: Bactérias Diazotróficas e Promotoras de Crescimento Vegetal, componente do escopo Coleções Microbianas da Embrapa;
  • Subcoleção – é uma conjunto organizado e formal componente de determinada coleção temática ou institucional, cujo objetivo é organizar acervo de microrganismo com tipo e finalidade específicos para realização de atividades de pesquisa. A Coleção de Invertebrados da Embrapa, por exemplo, apresenta duas subcoleções: a Coleção de Nematóides de Importância Agrícola da Embrapa Clima Temperado, localizada na unidade da Embrapa, em Pelotas-RS, e a Coleção de Nematóides do Gênero Meloidogyne, em Brasília (DF), na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia;
  • Item de coleção (ou acesso) – linhagem específica componente de determinada coleção;
  • Linhagem – microrganismo em cepa ou isolado disponível em forma de acesso em uma ou mais coleções;
  • Amostra de acesso ou item de subcoleção – componente físico de germoplasma armazenado em acervo de coleção = criotubo, ampola, etc;

Acessar o sistema

O sistema AleloMicro está baseado na Web, no endereço: http://alelomicro.cenargen.embrapa.br/AleloMicro, e somente pessoas cadastradas podem acessá-lo. As chaves de acesso (login e senha) são elaboradas a partir do Código de Pessoa Física (CPF) do usuário, utilizado como login, e senha inicial fornecida pelo administrador do Sistema, encaminhada para o e-mail do usuário.

Alterar senha

  1. Após entrar no sistema, acessar a aba “Minha Conta”;
  2. selecionar a opção “Minha Conta” e entrar na opção “Alterar Senha”.
  3. Preencher o quadro com a senha enviada pelo administrador;
  4. colocar a nova senha no campo indicado e no campo confirmação;
  5. Clicar no botão “alterar”.

A alteração da senha é importante para segurança dos dados no sistema.

Inserir nova linhagem (BRM)

  1. Para inserir nova linhagem, entrar na aba “Linhagem”;
  1. selecionar a opção “BRM” (em azul).

Após lista com as linhagens campo de visão principal da tela apresentará umacadastradas no sistema.

Na parte inferior da tabela, selecionar a opção “Adicionar”.

O quadro para inserção de uma nova linhagem aparece.

Preencher todo o quadro com as informações da linhagem a ser inserida.

Referências e links externos

  1. Manual de gestão da coleção de bactérias de invertebrados: Instrução Técnica de Uso de Sistema AleloMicro para Coleções Microbianas. Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Brasília-DF; 2015.