Recursos Genéticos de Milho

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa
Banco Ativo de Germoplasma de Milho
Unidade: Embrapa Milho e Sorgo
Curador: Flávia França Teixeira
Telefone: (31) 3027-1239
E-mail: flavia.teixeira@embrapa.com
Banco Ativo de Germoplasma de Milho
Unidade: Embrapa Clima Temperado
Curador: Sandro Bonow
Telefone: (53) 3275-8100
E-mail: sandro.bonow@embrapa.br

A cultura do milho

O milho é uma das principais culturas anuais no Brasil. É um dos principais insumos na produção de aves e suínos, além de participar de uma série de produtos. É uma das espécies de maior variabilidade genética, sendo observada grande diversidade, tanto no milho cultivado quanto no milho preservado ex situ. De origem Mesoamericana, foi introduzido no Brasil há centenas de anos. Está entre as espécies cultivadas que sofreram os maiores esforços em melhoramento genético. Na região subtropical do país, devido às características ambientais, genótipos adaptados a essas condições ao longo de décadas são recursos genéticos de alto valor.

O trabalho pioneiro de manutenção do germoplasma de milho no Brasil foi realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em 1952, com estudos de raças e coletas de variedades crioulas e indígenas. A partir do final da década de 1970, o banco de germoplasma de milho vem sendo mantido pela Embrapa Milho e Sorgo.

O banco conta com acessos considerados Subtropicais, conservados na Embrapa Clima Temperado e caracterizase por resgatar e conservar sementes de milho crioulas cultivadas e mantidas há décadas por pequenos agricultores. Essas variedades apresentam uma rica diversidade genética com capacidade adaptativa diferencial às condições subtropicais.

Milho
Gênero(s): Zea
Espécie(s): Z. mays
Tipo da semente: Semente ortodoxa

Bancos Ativos de Germoplasma

  1. BAG de Milho| Acervo para consulta