A Cultura do Maracujá
O Maracujá é uma Passifloraceae distribuída principalmente nas regiões tropicais da América, Ásia e África. É originário da América do Sul e cujo centro de distribuição geográfica é o Centro-Norte do Brasil, a maioria das espécies são perenes, com ciclo de vida em torno de 1 a 3 anos, dependendo do sistema de cultivo adotado, possui flor hermafrodita e alógama com presença de autoincompatibilidade. Nas condições tropicais, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, desde que haja disponibilidade de água. O fruto é consumido in natura ou processado na forma de sucos. No gênero, números de cromossomos iguais a 12, 18, 20, 22, 24, 36 e 84 já foram descritos.
As atividades referentes aos recursos genéticos de maracujazeiro são conduzidas de forma integrada pelas Unidades descentralizadas da Embrapa CPAC; CPATSA e CNPMF. Cada Unidade realiza coleta, conservação, intercâmbio, documentação, caracterização e avaliação de germoplasma de áreas representativas dos diversos agrossistemas dentro de sua abrangência estadual, que em conjunto forma a principal coleção ativa do país.
Maracujá
|
Gênero(s): Passiflora
|
Espécie(s): P. alata; P. auriculata; P. cerasina; P. cincinnata; P. coccinea; P. edulis; P. foetida; P. gardneri; P. gibertii; P. laurifolia; P. ligularis; P. luetzelburgii; P. aliformis; P. mendoncae; P. muchronata; P. morifolia; P. nitida; P. rubra; P. setacea; P. suberosa; P. tenuifila.
|
Tipo da semente: Semente intermediária, Semente ortodoxa e Semente recalcitrante
|