Mudanças entre as edições de "Descritor de caracterização"

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 1: Linha 1:
#Os dados de caracterização são sempre associados a um dado acesso e seus descritores são aqueles de alta herdabilidade e não influenciados pelo ambiente, sejam eles morfológicos, genéticos, reprodutivos, etc. Na base de dados, os descritores são organizados "de baixo para cima e de fora para dentro", isto é, descritores de raízes até descritores de folhas no sentido vertical, e descritores de flores, frutos e sementes, no sentido horizontal. A entrada dos valores observados para cada descritor é independente dessa ordem, no entatno, os resultados da recuperação das informações ou da emissão de relatórios de consulta são apresentados de forma sistemática. Primeiro, os de raízes, se houver, depois, os de caule, folhas, etc. (COSTA et al.2007). 2. Descrevem as características altamente herdáveis de um grupo de [[Germoplasma|germoplasma]], não influenciadas pelo ambiente.  
+
#Os dados de caracterização são sempre associados a um dado acesso e seus descritores são aqueles de alta herdabilidade e não influenciados pelo ambiente, sejam eles morfológicos, genéticos, reprodutivos, etc. Na base de dados, os descritores são organizados "de baixo para cima e de fora para dentro", isto é, descritores de raízes até descritores de folhas no sentido vertical, e descritores de flores, frutos e sementes, no sentido horizontal. A entrada dos valores observados para cada descritor é independente dessa ordem, no entatno, os resultados da recuperação das informações ou da emissão de relatórios de consulta são apresentados de forma sistemática. Primeiro, os de raízes, se houver, depois, os de caule, folhas, etc. (COSTA et al.2007). 2. Descrevem as características altamente herdáveis de um grupo de [[Germoplasma|germoplasma]], não influenciadas pelo ambiente.<ref>COSTA, I. R. S.; CAJUEIRO, E. V. M.; MONTEIRO, J. S.; HIRAGI, G. O.; ALVES, P. P. F. Documentação e informatização de recursos genéticos. In. NASS, L. L. (Ed). Recursos Genéticos vegetais. Brasília, DF. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007. p. 610-620.</ref>
  
 
===Tipos de descritores de caracterização===
 
===Tipos de descritores de caracterização===
Linha 15: Linha 15:
 
{{Referências}}
 
{{Referências}}
  
COSTA, I. R. S.; CAJUEIRO, E. V. M.; MONTEIRO, J. S.; HIRAGI, G. O.; ALVES, P. P. F. Documentação e informatização de recursos genéticos. In. NASS, L. L. (Ed). Recursos Genéticos vegetais. Brasília, DF. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007. p. 610-620.
+
 
  
 
   
 
   
 
[[categoria: Sistema Alelo BAG]]
 
[[categoria: Sistema Alelo BAG]]

Edição das 07h26min de 16 de dezembro de 2016

  1. Os dados de caracterização são sempre associados a um dado acesso e seus descritores são aqueles de alta herdabilidade e não influenciados pelo ambiente, sejam eles morfológicos, genéticos, reprodutivos, etc. Na base de dados, os descritores são organizados "de baixo para cima e de fora para dentro", isto é, descritores de raízes até descritores de folhas no sentido vertical, e descritores de flores, frutos e sementes, no sentido horizontal. A entrada dos valores observados para cada descritor é independente dessa ordem, no entatno, os resultados da recuperação das informações ou da emissão de relatórios de consulta são apresentados de forma sistemática. Primeiro, os de raízes, se houver, depois, os de caule, folhas, etc. (COSTA et al.2007). 2. Descrevem as características altamente herdáveis de um grupo de germoplasma, não influenciadas pelo ambiente.[1]

Tipos de descritores de caracterização

  1. Morfológico
  2. Molecular
  3. Químico

Ver também

Alguns links que podem ser úteis na sua pesquisa:


Referências

  1. COSTA, I. R. S.; CAJUEIRO, E. V. M.; MONTEIRO, J. S.; HIRAGI, G. O.; ALVES, P. P. F. Documentação e informatização de recursos genéticos. In. NASS, L. L. (Ed). Recursos Genéticos vegetais. Brasília, DF. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007. p. 610-620.