Descritor de caracterização

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa
  1. São características que agregam valor aos recursos genéticos conservados. Por exemplo, caracteres morfológicos tais como cor e tipo de grão, arquitetura de plantas, formato da folha, cor da flor e até mesmo alguns caracteres quantitativos, como número de dias para florescimento (precocidade), podem ser usados como descritores para muitas espécies. O Bioversity International disponibilizou a lista de espécies para as quais já foram estabelecidos descritores.[1] Ver Descritor.
  2. Os dados de caracterização são sempre associados a um dado acesso e seus descritores são aqueles de alta herdabilidade e não influenciados pelo ambiente, sejam eles morfológicos, genéticos, reprodutivos, etc. Na base de dados, os descritores são organizados "de baixo para cima e de fora para dentro", isto é, descritores de raízes até descritores de folhas no sentido vertical, e descritores de flores, frutos e sementes, no sentido horizontal. A entrada dos valores observados para cada descritor é independente dessa ordem, no entatno, os resultados da recuperação das informações ou da emissão de relatórios de consulta são apresentados de forma sistemática. Primeiro, os de raízes, se houver, depois, os de caule, folhas, etc. (COSTA et al.2007). 2. Descrevem as características altamente herdáveis de um grupo de germoplasma, não influenciadas pelo ambiente.[2] Ver Caracterização, Observação.

Tipos de descritores de caracterização

  1. Morfológico
  2. Molecular
  3. Químico

Referências

  1. PAIVA, S. R. (Ed. Técnico) [et al.]; Recursos genéticos: o produtor pergunta, a Embrapa responde (Coleção 500 perguntas, 500 respostas); Brasília, DF: Embrapa, 2019. 300 p. ISBN 978-85-7035-899-8
  2. COSTA, I. R. S.; CAJUEIRO, E. V. M.; MONTEIRO, J. S.; HIRAGI, G. O.; ALVES, P. P. F. Documentação e informatização de recursos genéticos. In. NASS, L. L. (Ed). Recursos Genéticos vegetais. Brasília, DF. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007. p. 610-620.