Recursos Genéticos de Fruteiras Nativas da Região Meio-Norte
De AleloWiki
Revisão de 10h18min de 7 de abril de 2017 por GabryelXavier (Discussão | contribs)
|
A Cultura do Cajuí, Cajá, Chichá e Sapucaia
Entre as fruteiras nativas do Brasil, destacam- se o cajuizeiro, a cajazeira, o chichazeiro e a sapucaia. Essas espécies se encontram em processo de domesticação, com pouca informação sobre sua genética e distribuição de sua variabilidade genética.
- O cajuizeiro é uma espécie originária das Américas Central e do Sul. Sua dispersão ocorreu na Amazônia, no Nordeste, Centro-Oeste e nas Guianas. O fruto é constituído da castanha (fruto verdadeiro) e do pedúnculo, que se desenvolve em pseudofruto. Este é utilizado para consumo in natura ou para processamento artesanal.
- A cajazeira, distribuída de forma esparsa nos estados brasileiros localizados na região semiárida nordestina, também é encontrada em regiões litorâneas mais úmidas. Seus frutos são explorados comercialmente, consumidos ao natural e, em menor escala, mediante o processamento de sorvetes, polpas e licores.
- O chichazeiro é também conhecido como chicha do cerrado. As suas amêndoas apresentam um alto teor de potássio, superior ao das frutas, e um alto teor de magnésio em relação às amêndoas e nozes mais conhecidas e consumidas. A semente pode ser utilizada para produzir azeite ou óleo de frituras.
- A sapucaia tem origem na Amazônia, ocorrendo geralmente nas áreas de cerrado e de florestas pouco densas. Suas castanhas são oleaginosas, boas fontes de proteínas, fibras, vitaminas B1 e B2, lipídeos, fósforo e potássio, com propriedades antioxidantes.
O Banco de Germoplasma de Fruteiras foi criado em 01/04/2000 com o Chicá. Em 01/02/2002 foi iniciada a conservação do Cajuí, em 01/04/2002 do Cajá e em 16/03/2006 da Sapucaia.
Fruteiras Nativas da Região Meio-Norte |
---|
Gênero(s): Anacardium; Lecythis; Spondias; Sterculia. |
Espécie(s): A. spp; L. pisonis; Spondias mombin; Sterculia striata. |
Tipo da semente: Semente ortodoxa e Semente recalcitrante |