AleloMicro: Glossário de termos do sistema
Glossário e princípios básicos para uso do sistema alelomicro
O esquema abaixo ilustra de maneira simplificada a estrutura e os conceitos de Linhagem (microrganismo) de Subcoleção, de Acesso ou Item de Subcoleção (linhagem específica dentro de determinada Subcoleção) e Amostra do Acesso ou Item de Subcoleção (componente físico na coleção = criotubo, ampola, etc).
Glossário
Linhagem
Acesso
Coleção
Subcoleção
Procedência do Acesso
Algumas vezes, o Acesso que será incorporado à Subcoleção não foi obtido pelo responsável ou curador através da coleta, mas sim por doação de material feita por outra instituição. A procedência do Acesso refere-se à instituição e país de onde proveio o material DOADO que ora está sendo incorporado à Subcoleção. Caso o Acesso tenha sido coletado e isolado pelo próprio curador, o usuário não deverá preencher o campo “Instituição de procedência” na incorporação desse Acesso na Subcoleção.
Característica da linhagem
Refere-se à natureza da Linhagem, como por exemplo, ser entomopatogênico, fitopatogênico, multifuncional OGM, etc. É possível ser inserida 1 ou mais características de determinada Linhagem na ficha de inclusão.
Substrato
Refere-se à característica geral mais marcante do lugar onde a Linhagem foi coletada. O substrato geralmente é um componente, como o ar, água, sangue, leite, fezes, madeira, solo, etc.; e pode ser mais específico como “fruto (baga de uva)”, “mosto de fermentação”, etc. Existe uma flexibilidade no uso do campo substrato, procurando atender as diferentes características dos microrganismos e coleções. O usuário poderá inserir novos substratos que forem pertinentes ao grupo de microrganismo que trabalha.
Hospedeiro
Refere-se a um ser vivo que se relaciona de alguma forma com o microrganismo (parasitismo, simbiose, etc.). Incluem animais (vertebrados, invertebrados), plantas ou até mesmo outro microrganismo. A identificação de um hospedeiro é feita obrigatoriamente pelo táxon do organismo, tal descritor está relacionado ao banco de dados de taxonomia. Assim, a escolha do campo hospedeiro deve ser preferida, quando possível, em relação ao registro como substrato. Ex. é mais preciso indicar o gênero ou espécie de um hospedeiro vegetal do que o substrato “folha” no cadastro de um fitopatógeno.
Isoladores da Linhagem
São as pessoas (preferencialmente nome completo) que isolaram e/ou purificaram a nova Linhagem coletada no campo.
Identificadores da Linhagem
São as pessoas (preferencialmente nome completo) que identificaram o grupo taxonômico da nova Linhagem coletada no campo.
Método de identificação
São os métodos usados para realizar a identificação do grupo taxonômico da Linhagem coletada (convencional, marcadores moleculares, etc).
Meio de cultura
São os meios de cultura ou células de hospedeiros utilizados para o isolamento e purificação da Linhagem ou o meio/crioprotetores utilizados no armazenamento do Acesso.