Substrato

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Refere-se à característica geral mais marcante do lugar onde a linhagem foi coletada. O substrato geralmente é um componente, como o ar, água, sangue, leite, fezes, madeira, solo, etc.; mas pode ser um ambiente como um pomar, uma floresta, etc; ou locais mais específicos como a teta da vaca, um tanque de fermentação, etc. Existe uma flexibilidade no uso do campo substrato, procurando atender as diferentes características dos microrganismos e coleções. Não estão disponíveis apenas “substratos” pré-definidos, como solo, água, etc., o curador poderá inserir novos substratos que forem pertinentes ao grupo de microrganismo que trabalha. Pode-se inclusive considerar como substrato algum organismo, como inseto ou planta, por exemplo. O sistema, contudo, fornece para casos desse tipo um campo específico para digitação do organismo-hospedeiro, devendo nestes casos ser preferido ao invés de registro como substrato.

Sistema AleloMicro

Substrato

  1. Refere-se à característica geral mais marcante do lugar onde a Linhagem foi coletada. O substrato geralmente é um componente, como o ar, água, sangue, leite, fezes, madeira, solo, etc; e pode ser mais específico como “fruto (baga de uva)”, “mosto de fermentação” e outros.
  2. No uso do Sistema AleloMicro, existe flexibilidade para registro de informação por meio do campo "Substrato", de modo a atender a diferentes características dos microrganismos e suas coleções. O usuário poderá inserir novos substratos pertinentes ao grupo de microrganismo em que trabalha.[1]

Referências e links externos

  1. SOUZA, D. A.; LOPES, R. B.; CARNEIRO, M.; Uso do AleloMicro para coleções microbianas. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2013. 13 p. (Núcleo de Gestão da Qualidade. Instrução Técnica 038.11.00.11.001)