Procedência
Indica a instituição e ou o país de onde procede o(s) acesso(s) por meio de um processo de intercâmbio.[1]
Sistema AleloMicro
Procedência do acesso
A Procedência do acesso, ou item de coleção, refere-se ao país e/ou instituição de onde proveio o acesso “doado” que ora está sendo incorporado à coleção. Para cadastro do acesso de microrganismo no Sistema AleloMicro, caso o acesso tenha sido coletado e isolado pelo próprio curador, o usuário deverá previamente fazer o cadastro da linhagem e na incorporação do item na sua coleção, o campo “procedência do acesso” não deve ser preenchido. Às vezes, o item a ser incorporado à coleção não foi obtido por seru Curador por meio de coleta, mas sim por doação de material por outra instituição. [2]
Em alguns casos, antes de efetivamente incorporar um Acesso à Subcoleção, o curador ou responsável precisa manipulá-lo em laboratório ou executar outras providências com material que não foi ainda incorporado. Neste caso, o curador pode criar um código temporário para registrar os eventos antes da incorporação. Em seguida, quando o curador for incorporar o material à coleção irá fazê-lo gerando um número de Acesso. Para manter a rastreabilidade do que foi feito com o material, se desejado é possível registrar no sistema o código temporário que foi utilizado antes da incorporação. Denomina-se este código temporário de “Meu código de Acesso”. Esse campo é opcional, dependendo da necessidade específica de cada Subcoleção, e não precisa ser obrigatoriamente preenchido.
Referências
- ↑ Glossário de Recursos Genéticos. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília-DF. 2011.
- ↑ Manual de gestão da coleção de bactérias de invertebrados: Instrução Técnica de Uso de Sistema AleloMicro para Coleções Microbianas. Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Brasília-DF; 2015.