AleloVegetal: como inserir acesso
|
Índice
Video ilustrativo
Breve apresentação
Este tutorial tem por objetivo demonstrar a funcionalidade de cadastrar novo registro de acesso na base de dados do banco ativo de germoplasma (BAG) ou coleção no Sistema AleloVegetal. Ao final o usuário será capaz de efetuar um registro completo de acesso em seus vários níveis de informação (passaporte, passaporte estendido, documentos, georreferenciamento, imagens etc.)
Obs: Para inserir acesso é necessário realizar login no Sistema Alelo.
Ao entrar no Sistema é necessário Selecionar um BAG e a partir disto seguir os procedimentos abaixo:
1) pesquisar acesso
Conferência de registro de acesso:
Antes de fazer o cadastro de um novo acesso no sistema, é importante conferir se os dados já estão cadastrados. A consulta prévia é importante para evitar duplicidade de dados. Para consultar a base de dados do AleloVegetal:
- selecionar no “Módulo passaporte” (Figura 1, número 1) o menu "Cadastro" > opção "Incluir ou atualizar";
- Na aba “Selecionar Acesso“ (Figura 1, número 2) é possível observar o formulário para pesquisa com vários campos de filtro de busca das informações do acesso;
- Utilizar um dos campos como chave de busca: nome, código no bag e data de entrada no BAG.
- No campo "Filtrar" é possível definir a quantidade máxima de registros que serão relacionados no resultado da busca;
- Após a definição dos parâmetros da busca, clicar no Botão “Procurar” (Figura 1, número 3) para efetuar a busca de acessos na base de dados.
Observação: caso o acesso não esteja cadastrado, siga o passo 2.
2) cadastrar acesso
A) Incluir acesso na base de dados:
Para cadastrar novo acesso, selecione o ”Módulo Passaporte” (Figura 1, número 1):
- Selecionar Módulo Passaporte > menu "Cadastro" > Opção "Incluir ou atualizar";
- Na aba “Selecionar Acesso” (Figura 1, número 2), clicar no Botão “Incluir (Novo)” (Figura 1, número 4) – Uma nova janela com formulário de cadastro aparecera (Figura 2);
- preencher os campos do formulário com as informações do acesso: Gênero, Nome Científico, Código local, Formas de obtenção e se o mesmo faz parte da coleção de base (caixa de seleção), referência (campo de texto aberto);
- Após o preenchimento dos dados, clicar no Botão “Salvar” (Figura 2, número 1) para cadastrar novo acesso.
Menu identificação
- O menu identificação faz parte da identificação do acesso e é o primeiro passo da mesma
- O submenu dados de entrada é a parte inicial da identificação do acesso, nela se encontram as informações básicas como gênero, nome cientifico, data de entrada no BAG, etc.
- O submenu taxonomia apresenta a parte da taxonomia do acesso. O sistema possui uma base de dados pre-cadastrada de taxonomia, caso seja necessário é possível incluir novas informações no menu gestão -> BAG / Coleção -> Taxon banco atual.
B) Incluir denominações ao acesso:
- No menu “denominações” (figura 3, número 1) clicar no Botão “Incluir” (Figura 3, número 2)
- Uma nova janela aparecerá para inserção de dados como Tipo, Denominação e Ordem (Figura 4). Após a inserção destes dados clique no botão de “Incluir” (Figura 4, número 1).
C) Acrescentar dados de obtenção:
- Selecionar o menu “Dados compartilhados” (Figura 5, número 1);
- Selecionar o Submenu “Obtenção” (Figura 5, número 2);
- Clicar no botão “Editar” (Figura 5, número 3) para incluir as informações de obtenção do acesso;
- Uma nova janela aparecerá para preenchimento dos dados de obtenção do acesso, é possível também incluir os usos que este acesso pode ter no Submenu “Usos do acesso”;
- Inserir imagens do acesso no submenu “Imagens do acesso” e arquivos em geral sobre o acesso no submenu “Arquivos do acesso”.
D) Dados do BAG:
- O menu dados do BAG possibilita a inserção de mais dados sobre o acesso como passaporte estendido, procedência do acesso, tipo de conservação, coleção temática e características etc.
Editar informações de um acesso inserido
Obs: Para editar as informações de um acesso inserido anteriormente, basta ir no Módulo Passaporte, menu Selecionar acessos e fazer uma busca do acesso desejado. A partir desta etapa siga as instruções do item 2 subitem B.
Conferir inserção dos dados
Obs: Para conferir se os dados foram inseridos basta seguir o passo 1.