AleloVegetal: Sistema AleloVegetal

De AleloWiki
Revisão de 10h26min de 7 de abril de 2021 por WikiSysop (Discussão | contribs) (Lista de Valores (LV) compartilhadas)

Ir para: navegação, pesquisa

O Sistema AleloVegetal é um dos softwares componentes do Plataforma Alelo Recursos Genéticos. O AleloVegetal foi concebido para documentar e informatizar o acervo de dados e informações produzidos pelas atividades de conservação e manejo de recursos genéticos de plantas. O Sistema AleloVegetal é um sistema desenvolvido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das unidades de referência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e nasceu com o objetivo de fazer a gestão das informações de recursos genéticos vegetais de bancos de germoplasma e coleções mantidas pela (Embrapa). O sistema é parte integrante do Portal Alelo Recursos Genéticos que abriga um conjunto de sistemas e ferramentas de apoio às atividades de pesquisa e desenvolvimento com recursos genéticos, em suas diversas vertentes: animal, microrganismos e vegetal. O AleloVegetal recebeu inicialmente a denominação de Sistema Acessar e, atualmente, além das informações remanescentes do Sibrargen (Sistema Brasileiro de Informações de Recursos Genéticos), faz a gestão de dados e informações produzidas pelos Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs) da Embrapa e de outras instituições que atuam no tema recursos genéticos no Brasil.

Módulos do AleloVegetal

O sistema AleloVegetal é formado por subsistemas, denominados “módulos”, com funções específicas: de identificação e catalogação das coleções; registro de atividades de avaliação e caracterização de espécies conservadas; organização do acervo em suas rotinas de armazenamento de amostras; e outras atividades comuns ao dia a dia de coleções e bancos de germoplasma. Os módulos do AleloVegetal são subsistemas interdependentes, quatro de manejo de dados e informações de acervo de plantas e dois de gestão de bancos e coleções de germoplasma:

AleloVegetal >
Sistema AleloVegetal
  1. Módulo Passaporte | Módulo pasaporte
  2. Módulo Observação | Módulo Observación
  3. Módulo Conservação | Módulo Conservación
  4. Módulo Movimentação | Módulo Movimientación
  5. Módulo Gestão | Módulo Gestión
  6. Módulo Configurações | Módulo Configuraciones

Premissas de desenvolvimento

Modelo de desenvolvimento baseado em metadados

Apesar de o Sistema AleloVegetal tratar da área específica de conservação e manejo de recursos genéticos vegetal em suas diversas modalidades, dificilmente haveria um sistema capaz de documentar com precisão as várias formas de representação dessas atividades e de objetos tão diferenciados como palmeiras, gramíneas, hortaliças, fruteiras, tubérculos, etc, ou seja, capaz de documentar a própria natureza em toda a sua diversidade. Cada planta e sua forma de conservação e estudo possui especificidades próprias. Por mais que houvesse equipes de tecnologia da informação dispostas a compreender o tema e definir requisitos e estruturas de documentação, a cada novo tipo de produto haveria a necessidade de manutenção e até mesmo redesenho do sistema para atender às novas características a ser documentadas. A partir da observação dessas necessidades, o Sistema AleloVegetal foi concebido em modelo diferenciado de desenvolvimento, com base no conceito de metadados, no qual a informação é construída a partir dos próprios dados e informações que definem o objeto de representação no sistema, neste caso, a partir dos termos descritivos do tema recursos genéticos. A literatura da área costuma classificar metadados em cinco tipos básicos: administrativos, descritivos, de preservação, técnicos e de uso, os quais são utilizados para a descrição de recursos informacionais em geral [1].

No sistema AleloVegetal as principais estruturas de informação foram organizadas em tabelas de referência, de modo a permitir estruturar e atualizar a informação com mais flexibilidade e atender a cada novo tipo de informação a ser documentado no sistema. São exemplos de tabelas de referência:

  • Tabela formas de obtenção;
  • Tabela formas de conservação;
  • Tabela tipos de uso;

Tanto a sua aplicação como sua base de dados são aprimorados ao longo do tempo, durante o processo de importação assistida de dados e informações de registros de bancos e coleções de germoplasma para o sistema. Após o reconhecimento das informações do acervo, curadores e gestores de coleções e bancos de germoplasma, com a colaboração da equipe de desenvolvimento do sistema, têm a permissão para definir os tipos de dados que melhor atendam às especificidades de identificação do acesso. Os tipos de dados são definidos nas tabelas de referência, modelo genérico de desenvolvimento que permite maior versatilidade na atividade de manutenção do sistema, ao mesmo tempo aproxima desenvolvedores, curadores e equipes de apoio na gestão do conhecimento voltado às atividades de bancos e coleções de germoplasma.

Plataforma Web

O Sistema AleloVegetal está baseado na internet com servidor de infraestrura dedicado à aplicação do sistema e à base de dados de recursos genéticos de plantas. O sistema encontra-se em atividade e disponível a qualquer hora e lugar, bastando que o usuário disponha de um computador pessoal com acesso à internet.

Identificador único

O conceito de identificador único é característica importante no modelo conceitual do Sistema AleloVegetal. Cada acesso de planta registrado no sistema recebe um número identificador único que o distingue de qualquer outro indivíduo documentado. No tema recursos genéticos, no âmbito da Embrapa, este identificador único foi denominado Código BRA, em referência ao código do Brasil (BRA) do padrão ISO de identificação internacional de países.

Tabelas de referência com lista de valores (LV) compartilhados

Além da base de dados de recursos genéticos de plantas, composta pelos registros de acessos das inúmeras coleções e bancos de germoplasma cadastrados no AleloVegetal, o sistema apresenta em seu banco de dados, tabelas de referência com listas de valores (LV) de informação especializadas, em apoio à gestão e estabilidade da base de dados do sistema. Cada uma dessas listas de valores possui função específica no sistema de modo a assegurar a unicidade dos dados e informações a todas as coleções e bancos de germoplasma. O principal objetivo das listas de valores (LV) é evitar erros de transcrição, duplicidades, e a consequente inconsistência da base de dados, uma vez possuir fontes diversas de alimentação. Cada tabela de referência e sua respectiva lista de valores recebem tratamento específico e a curadoria de especialistas e técnicos de sistema. A lista de valores (LV) de taxonomias, por exemplo, recebe continuamente a avaliação e curadoria de dados da Equipe de Taxonomistas do Herbário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Listas de Valores (LV) objetivo referências
Taxonomias Indexar a lista de nomes científicos de espécies de plantas para registro de passaporte de acessos Equipe de taxonomistas do Herbário da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Instituições Identificar instituições e hierarquia de relacionamento de coleções e bancos de germoplasma Curadores e responsáveis por registro de informações no sistema
Localidades Assegurar o devido registro de localização geográfica nos diversos campos de identificação de informações de instituições, local de obtenção de acessos, local de coleções e bancos de germoplasma, localização de ensaios, locais de conservação, outros. ISO 3166; IBGE;
Pessoas Assegurar registro único de pessoas nos diversos campos de identificação de equipes, coletores, responsáveis, autores, etc. Curadores e responsáveis por registro de informações no sistema

Multilínguas

Multi-institucional

Maturidade de desenvolvimento

Portabilidade de dados e compartilhamento

O sistema AleloVegetal possui desenho de base de dados com modelo relacional e desenho genérico de representação de dados baseado em metadados, o que permite a portabilidade de dados o compartilhamento de informações com outros sistemas e plataformas informatizadas.

  1. Genesys-pgr
  2. GLIS

Certificado AleloVegetal

Padrões de segurança

Controle de perfis e acesso ao sistema

Camada restrita e camada pública de dados

Rastreabilidade

Referências

  1. Brandt, M. B.; Vidotti, S. A. B; Metadados de negócio: representação da informação dos processos de trabalho; Revista Transinformação; Transinformação vol.31 Campinas 2019 Epub Feb 07, 2019 (https://doi.org/10.1590/2318-0889201931e180006 );