Módulo Observação do Sistema AleloVegetal
O Módulo Observação é um dos subsistemas componentes do Sistema AleloVegetal, responsável por organizar e disponibilizar dados e informações que agregam valor ao germoplasma manejado e conservado nos Bancos Ativos de Germoplasma ( BAGs). Esses dados são resultado de avaliações de atividades de caracterização (uso de descritores altamente herdáveis) e avaliação agronômica (uso de descritores influenciados pelo ambiente), estes últimos relacionados aos componentes de rendimento, fatores bióticos, abióticos, entre outros.
No Sistema AleloVegetal, o Módulo Observação foi concebido com as seguintes bases de organização da informação:
- Grupo descritor: conjunto organizado de descritores para determinado objetivo de análise de pesquisa ou norma institucional, geralmente relacionada a uma cultura de planta;
- Descritor: modelo ou medida de análise mensurável ou subjetiva de um acesso a ser observada em análise de avaliação/caracterização de germoplasma;
- Ensaio de observação: atividade planejada de avaliação/caracterização com objeto de análise (germoplasma conservado), período certo para realização e objetivo predefinidos;
- Valores observados: dado ou informação com padrão de registro e unidade de medida prédefinidos na concepção de um descritor. Os valores de observação compõem efetivamente a massa de informação útil para atividades de avaliação e caracterização.
Para melhor aproveitamento das funcionalidades do Módulo Observação, é importante que as atividades de avaliação/caracterização da Coleção ou BAG estejam definidas previamente, de modo que as bases de sua organização: ensaio, grupo descritor e descritores possam ser devidamente registrados no Sistema AleloVegetal, bem como os valores, aferidos na análise de observação, possam agregar valor ao germoplasma conservado.
A partir dos acessos devidamente cadastrados e organizados no Módulo Passaporte do AleloVegetal, é possível se fazer o registro de ensaios de análise de avaliação e caracterização das amostras conservadas em determinada coleção sob a responsabilidade do Curador. No plano de concepção de um ensaio, é importante que o conjunto de dados e informações a ser produzidos ao longo do período de análise estejam devidamente organizados previamente. Para melhor aproveitamento da funcionalidade do sistema, o usuário deverá preparar o conjunto de acessos que serão observados; quais descritores serão utilizados para a análise do material; deverá formar um grupo descritor com os descritores definidos, ou utilizar um grupo já definido; e por último deverá conceber o ensaio com toda a sua descrição, definindo o grupo descritor, o período e os objetivos que busca realizar como resultado do trabalho.
permite o planejamento de ensaios de observação com base em um conjunto de acessos
O Módulo Observação possui um menu principal de funcionalidades, com as seguintes opções: Tabelas, Cadastro, Relatórios e Consultas.