AleloVegetal: como inserir acesso
|
Índice
Video ilustrativo
Breve apresentação
Este tutorial tem por objetivo demonstrar a funcionalidade de cadastrar novo registro de acesso na base de dados do banco ativo de germoplasma (BAG) ou coleção no Sistema AleloVegetal. Ao final o usuário será capaz de efetuar um registro completo de acesso em seus vários níveis de informação (passaporte, passaporte estendido, documentos, georreferenciamento, imagens etc.)
Obs: Para inserir acesso é necessário realizar login no Sistema Alelo.
Ao entrar no Sistema é necessário Selecionar um BAG e a partir disto seguir os procedimentos abaixo:
1) pesquisar acesso
Conferência de registro de acesso:
Antes de fazer o cadastro de um novo acesso no sistema, é importante conferir se os dados já estão cadastrados. A consulta prévia é importante para evitar duplicidade de dados. Para consultar a base de dados do AleloVegetal:
- selecionar no “Módulo passaporte” (Figura 1, número 1) o menu "Cadastro" > opção "Incluir ou atualizar";
- Na aba “Selecionar Acesso“ (Figura 1, número 2) é possível observar o formulário para pesquisa com vários campos de filtro de busca das informações do acesso;
- Utilizar um dos campos como chave de busca: nome, código no bag e data de entrada no BAG.
- No campo "Filtrar" é possível definir a quantidade máxima de registros que serão relacionados no resultado da busca;
- Após a definição dos parâmetros da busca, clicar no Botão “Procurar” (Figura 1, número 3) para efetuar a busca de acessos na base de dados.
Observação: caso não esteja cadastrado siga o passo 2.
2) cadastrar acesso
A) Incluir acesso na base de dados:
Para cadastrar novo acesso, selecione o ”Módulo Passaporte” (Figura 1, número 1):
- Selecionar Módulo Passaporte > menu "Cadastro" > Opção "Incluir ou atualizar";
- Na aba “Selecionar Acesso” (Figura 1, número 2), clicar no Botão “Incluir (Novo)” (Figura 1, número 4). Uma nova janela com formulário de cadastro aparecera (Figura 2);
- preencher os campos do formulário com as informações do acesso: Gênero, Nome Científico, Código local, Formas de obtenção e se o mesmo faz parte da coleção de base, referência (caixa de seleção);
- Após o preenchimento dos dados clique no Botão “Salvar” (Figura 2, número 1).
Menu identificação
- O menu identificação faz parte da identificação do acesso e é o primeiro passa da mesma
- O submenu dados de entrada é a parte inicial da identificação do acesso, nela se encontram as informações básicas como gênero, nome cientifico, data de entrada no BAG, etc.
- O submenu taxonomia apresenta a parte da taxonomia do acesso. O sistema possui uma base de dados pre-cadastrada de taxonomia, caso seja necessário é possível incluir novas informações no menu gestão -> BAG / Coleção -> Taxon banco atual.
B) Incluir denominações ao acesso:
No menu “denominações” (figura 3, número 1) clique no Botão “Incluir” (Figura 3, número 2). Aparecera uma nova janela para inserção de dados como Tipo, Denominação e Ordem (Figura 4). Após a inserção destes dados clique no botão de “Incluir” (Figura 4, número 1).
C) Acrescentar dados de obtenção:
Selecione o menu “Dados compartilhados” (Figura 5, número 1), dentro deste selecione o Submenu “Obtenção” (Figura 5, número 2), após isto clique no botão “Editar” (Figura 5, número 3) para incluir as informações de obtenção do acesso. Aparecera uma nova janela para preenchimento dos dados de obtenção do acesso, você pode também incluir os usos que este acesso pode ter no Submenu “Usos do acesso”, inserir imagens do acesso no submenu “Imagens do acesso” e arquivos em geral sobre o acesso no submenu “Arquivos do acesso”.
D) Dados do BAG:
O menu dados do BAG possibilita a inserção de mais dados sobre o acesso como o passaporte estendido, procedência do acesso, tipo de conservação, coleção temática e características etc.
Editar informações de um acesso inserido
Obs: Para editar as informações de um acesso inserido anteriormente, basta ir no Módulo Passaporte, menu Selecionar acessos e fazer uma busca do acesso desejado. A partir desta etapa siga as instruções do item 2 subitem B.
Conferir inserção dos dados
Obs: Para conferir se os dados foram inseridos basta seguir o passo 1.