Mudanças entre as edições de "Banco de germoplasma"

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa
 
(6 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
[[Banco de germoplasma]] é espécie de unidade física ou espaço dedicado à conservação de material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro, onde não ocorre o descarte de acessos, o que os diferenciam das "coleções de trabalho" que são aquelas em que se elimina o que não interessa ao melhoramento genético.
+
#Unidade física ou espaço dedicado à conservação de material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro, onde não ocorre o descarte de acessos, o que os diferenciam das "coleções de trabalho" que são aquelas em que se elimina o que não interessa ao melhoramento genético; termo genérico que pode se referir tanto a um banco ativo de germoplasma ([[BAG]]) como a um “banco base”, mesmo quando se trata de ambas as atividades.<ref> Recursos fitogenéticos: a base da agricultura sustentável no Brasil; Renato Ferraz de Arruda da Veiga, Manoel Abílio de Queiróz (editores); 496p. Viçosa, MG, Brasil: Ed. UFV, 2015.</ref> São considerados tipos de banco/coleção de germoplasma: ''[[Banco Ativo de Germoplasma|Banco ativo de germoplasma]]'' ([[BAG]]); ''[[Coleção de Germoplasma | Coleção de germoplasma]]'' ([[ColG]]); ''[[Coleção de trabalho |Coleção de trabalho]]'' (ColT). Exemplos de bancos ativos de germoplasma: ''BAG de arroz''; ''BAG de Paspalum''; ''BAG de Trigo''; ''BAG de Ipeca''. Ver ''[[Coleção]]'', ''[[Banco Ativo de Germoplasma]]''.
 
 
[[Banco de germoplasma]] é um termo genérico que pode se referir tanto a um banco ativo de germoplasma ([[BAG]]) como a um “banco base”, mesmo quando se trata de ambas as atividades.<ref> Recursos fitogenéticos: a base da agricultura sustentável no Brasil; Renato Ferraz de Arruda da Veiga, Manoel Abílio de Queiróz (editores); 496p. Viçosa, MG, Brasil: Ed. UFV, 2015.</ref>
 
  
 
==Sistema AleloVegetal==
 
==Sistema AleloVegetal==
  
O [[Sistema AleloVegetal]] possui uma [[tabela de referência]] denominada [[Tabela tipo de banco|tipo de banco]] no menu "[[Segurança]]" do módulo [[Configurações]].
+
O [[Sistema AleloVegetal]] possui uma [[tabela de referência]] denominada [[AleloVegetal: Tabela tipo de banco|tipo de banco]] no menu "[[Segurança]]" do módulo [[Configurações]].
 
 
===Tipos de banco/coleção de germoplasma===
 
#[[Banco Ativo de Germoplasma|Banco ativo de germoplasma]] ([[BAG]])
 
#[[Coleção de Germoplasma | Coleção de germoplasma]] ([[ColG]])
 
#[[Coleção de trabalho |Coleção de trabalho]] (ColT)
 
 
 
===Exemplos de bancos ativos de germoplasma===
 
#[[BAG de arroz]]
 
#[[BAG de Paspalum]]
 
#[[BAG de Trigo]]
 
#[[BAG de Ipeca]]
 
 
 
==Veja também==
 
 
 
*[[Coleção ativa]]
 
*[[Endereço de armazenamento e conservação]]
 
  
 
==Referências==
 
==Referências==
  
 
[[Categoria:Glossário]]
 
[[Categoria:Glossário]]
[[Categoria:Coleção]]
+
[[Categoria:AleloVegetal]]
[[categoria: Tabelas de referência]]
+
[[Categoria:AleloMicro]]

Edição atual tal como às 20h29min de 11 de agosto de 2019

  1. Unidade física ou espaço dedicado à conservação de material genético de uso imediato ou com potencial de uso futuro, onde não ocorre o descarte de acessos, o que os diferenciam das "coleções de trabalho" que são aquelas em que se elimina o que não interessa ao melhoramento genético; termo genérico que pode se referir tanto a um banco ativo de germoplasma (BAG) como a um “banco base”, mesmo quando se trata de ambas as atividades.[1] São considerados tipos de banco/coleção de germoplasma: Banco ativo de germoplasma (BAG); Coleção de germoplasma (ColG); Coleção de trabalho (ColT). Exemplos de bancos ativos de germoplasma: BAG de arroz; BAG de Paspalum; BAG de Trigo; BAG de Ipeca. Ver Coleção, Banco Ativo de Germoplasma.

Sistema AleloVegetal

O Sistema AleloVegetal possui uma tabela de referência denominada tipo de banco no menu "Segurança" do módulo Configurações.

Referências

  1. Recursos fitogenéticos: a base da agricultura sustentável no Brasil; Renato Ferraz de Arruda da Veiga, Manoel Abílio de Queiróz (editores); 496p. Viçosa, MG, Brasil: Ed. UFV, 2015.