Módulo Passaporte

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa

Sistema AleloVegetal > Módulo Passaporte

O Módulo Passaporte é um dos principais componentes do Sistema AleloVegetal. O módulo é responsável pela inserção e tratamento de dados e informações que identificam o acesso, amostras distintas de germoplasma. O conjunto de informações de passaporte de acesso pode variar de acordo com a espécie e tipo de recurso genético (animal, vegetal, microrganismo), e envolve, por exemplo, dados de localização geográfica, topografia, características do habitat, data de coleta, número da coleta, freqüência de indivíduos na população e seu contexto na comunidade, características diversas do acesso e número de plantas que o formam. O módulo Passaporte do Sistema AleloVegetal tem por objetivo fazer a gestão dos dados de amostras e sua base de dados vem sendo aprimorada pelos curadores/gestores de coleções. Atualmente o Módulo Passaporte do Sistema AleloVegetal dispõe dos seguinte menu de opções:

Tabelas de passaporte

A opção Tabelas do Módulo Passaporte permite ao usuário ter visão geral dos tipos de valores utilizados para controlar os registros de informações na base de dados do Sistema Alelo. Cada uma das tabelas apresenta o seu respectivo índice de valores conforme foram cadastrados no sistema. Os usuários avaçandos têm a possibilidade de cadastrar, editar e excluir os tipo de dado utilizado para sistematizar a informação. Esta possibilidade permite, por exemplo, cadastrar novas formas de obtenção, conservação, métodos ou posição de aperfeiçoamento, e tipos de uso diretamente no sistema. Tal permissão tem por objetivo facilitar a gestão da informação e tornar mais autônoma o processo de controle dos dados por parte do usuário avançado.

O módulo Passaporte prevê a criação de agrupamentos e categorias de informação de modo a facilitar a identificação do acesso e a visualização de sua origem, bem como de informações de registro e controle no sistema.

A partir da opção (aba) Tabelas, do módulo Passaporte, o sistema apresenta um menu de opções com os seguintes tabelas disponíveis em sua base de dados:

  • Formas de obtenção
  • Formas de conservação
  • Métodos de aperfeiçoamento
  • Posição do aperfeiçoamento
  • Tipos de uso
  • Usos por gênero

Importante destacar que toda e qualquer mudança ou inserção de novos valores para tipo de dado de tabela deve ser precedida da respectiva documentação no sistema. O tipo de dado cadastrado com a respectiva descrição do valor de registro deve estar devidamente documentado e disponível a todos os usuários no ambiente Alelo Wiki para que possa ser consultado diretamente no sistema.

Descrição das páginas de tabelas

De modo geral, as telas do módulo Passaporte apresentam uma mesma diagramação e funcionalidades. A única exceção é tabela de Usos por gênero, que será descrita em outro tutorial. Segue abaixo um descritivo do conjunto de elementos componentes em todas as tabelas disponíveis: Formas de obtenção, Formas de conservação, Métodos de aperfeiçoamento, Posição do aperfeiçoamento, Tipos de uso. Elementos componentes da página:

  1. Painel principal do sistema
  2. Menu “migalha de pão”
  3. Botão “Incluir (novo)”
  4. Permite a inserção de um novo tipo de dado como valor de informação a ser inserido na tabela. Esta opção só é permitida a usuários avançados.
  5. Botão “Gerar tabela”
  6. Campo de apresentação da tabela de valores

Referências e ligações externas