Colbase

De AleloWiki
(Redirecionado de Coleção de base)
Ir para: navegação, pesquisa
Colbase
Unidade: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Curador: Juliano Gomes Pádua
Telefone: (61) 3448-4606
E-mail: juliano.padua@embrapa.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/8635658210141394
  1. Sigla de coleção de base, Coleção de germoplasma da Embrapa localizada no Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, DF. As condições de armazenamento em baixas temperaturas e conteúdo de água das sementes garantem que as sementes permaneçam viáveis por longo período de tempo. A Colbase conserva sementes com conteúdo de água entre 3-7% em temperatura de -18°C. Em virtude desta característica, a Colbase atua como cópia de segurança do germoplasma que é conservado pelos BAGs da Embrapa.
  2. Coleção de Base ou Coleção Back-up: Conjunto de acessos que consiste de duplicatas de segurança dos acessos conservados nos Bancos Ativos de Germoplasma e nas Coleções de Microrganismos. São mantidas no Banco Genético da Embrapa, com o propósito estratégico de conservação em médio e longo prazo. Não realizam, rotineiramente, o atendimento de intercâmbio de germoplasma. Se houver necessidade de regeneração ou multiplicação do seu acervo, o material é enviado aos BAGs. [1]

Atualmente, a Colbase tem capacidade para conservar 250 mil acessos. Com a inauguração do Prédio do Banco Genético será possível conservar cerca de 850 mil acessos.

A Colbase tem sido acionada para a recomposição de bancos e coleções de germoplasma de plantas e também para a recuperação de cultivos tradicionais. Podemos, neste caso, citar dois exemplos: o do trigo veadeiro, cultivado desde o séx. XVI na região de Alto Paraíso (GO) e amostras de milho para o povo Indígena Krahô (TO). Desde o ano 2000, a Colbase distribuiu, para o enriquecimento e recomposição de BAGs, 1.488 acessos de 22 diferentes produtos, mostrando e cumprindo seu papel de importância estratégica para a conservação da agrobiodiversidade.

Condições de funcionamento

O germoplasma vegetal deve ser mantido na forma de sementes conservadas a -18ºC ou de estruturas reprodutivas ou vegetativas em criogenia (-196°C) ou por técnicas de cultura de tecidos (in vitro). O germoplasma animal deve ser conservado na forma de amostras de gametas e embriões em criogenia (-196°C), ou em outras formas, de acordo com os requerimentos de cada espécie. As linhagens de microrganismos devem ser conservadas em criogenia, ou nas formas liofilizada e ultracongelada entre outras, de acordo com os requerimentos de cada espécie. [2]

Consulta à Colbase

Acesso à base de dados

Ver também

Referências

  1. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Organização e funcionamento do Sistema de curadorias de germoplasma; Manual de normas da Embrapa No. 037.008.002.001, BCA No. 2 de 02/01/2018. Brasília-DF 2018.
  2. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Organização e funcionamento do Sistema de curadorias de germoplasma; Manual de normas da Embrapa No. 037.008.002.001, BCA No. 2 de 02/01/2018. Brasília-DF 2018.