Treinamento AleloVegetal
Módulo Passaporte
Estudo de caso: A sua instituição/departamento possui um banco ativo de germoplasma com acervo de acessos a ser documentado em sistema. O objetivo desta atividade é cadastrar o seu banco de germoplasma no Sistema AleloVegetal e registrar um conjunto de acessos, documentado com fotos, dados de georreferenciamento, e dados de caracterização. Este conjunto de registros no Sistema AleloVegetal deverá ser comprovado junto ao Ministério da Agricultura por meio de relatório emitido pelo Sistema.
Para cumprir esse objetivo será necessário realizar os seguintes passos:
- Acessar o BAG criado
- Cadastrar "Acessos"
- Acrescentar nome comum
- Acrescentar dados de obtenção "Coleta"
- Inserir imagens do acesso
- Cadastrar "Procedências"
- "Liberar dados públicos"
Módulo Observação
Estudo de caso: Existem acessos cadastrados na base de dados do Portal Alelo. Este ano foi realizado um ensaio para caracterização e avaliação agronômica desses acessos. Desejamos registrar e disponibilizar os resultados finais das observações feitas ao longo do ciclo de vida das plantas. e Para cumprir esse objetivo você precisará realizar os seguintes passos:
- Criação do grupo de cultivo
- Criação de descritores
- Emitir relatório de descritores
- Cadastrar um ensaio
- Cadastrar valores no ensaio
- Emitir relatório de valores por descritor
- Visualizar resultados nas consultas públicas
Módulo Conservação
Estudo de caso: após o cadastro do banco ativo de germoplasma e seu conjunto de acessos na base de dados do Sistema AleloVegetal, será preciso registrar dados de manejo de modo a contribuir com as atividades de gestão de conservação dos recursos genéticos. Para isso será necessário mapear a estrutura de conservação (endereçamento) do acervo, determinar indicadores de viabilidade das amostras e registrar os valores para cada amostra. Para cumprir esse objetivo será preciso realizar os seguintes passos:
- Cadastrar o local de conservação no Sistema AleloVegetal;
- Cadastrar um “cluster” (Unidade uniforme de conservação);
- Definir os níveis de hierarquia de armazenamento (endereço);
- Associar indicadores de conservação ao “cluster”;
- Endereçar as amostras;
- Informar os valores do conservado;