Mudanças entre as edições de "Plataforma Alelo: relacionamento institucional"

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 3: Linha 3:
 
|}
 
|}
  
A Plataforma Alelo se relaciona com diversas instituições. As relações ocorrem no nível de prestação de serviços e também de troca científica.
+
Esta página é um documento descritivo com objetivo de apresentar as diversas formas de relacionamento institucional e de apoio à comunidade, na qual [[Plataforma Alelo Recursos Genéticos]] atua como instrumento de sistematização de atividades de conservação, prestação de serviços de apoio à gestão de dados e informações, e compartilhamento de conhecimento e materiais para o avanço da pesquisa no tema recursos genéticos para a alimentação e agricultura.
 +
 
 +
De forma direta, a [[Plataforma Alelo Recursos Genéticos | Plataforma Alelo]] se relaciona com diversas instituições. As relações ocorrem no nível de parceria institucional para prestação de serviços de tecnologia da informação e também como espaço para compartilhamento de informações e materiais (germoplasma) entre as coleções usuárias dos recursos de TI. Os recursos e artefatos de TI são tratados como objeto de interesse mútuo de apoio e contribuição na gestão de recursos de apoio às coleções institucionais , a partir da assinatura de um termo de adesão e confidencialidade (TAC) entre a Embrapa, desenvolvedora da Plataforma Alelo, e instituições parceiras.
 +
 
 
A seguir iremos listar os principais tipos de relacionamentos existentes até o momento.  
 
A seguir iremos listar os principais tipos de relacionamentos existentes até o momento.  
  

Edição das 14h49min de 1 de novembro de 2022

Plataforma Alelo
  1. Arquitetura
  2. Componentes de softwares
  3. Descrição técnica
  4. Relacionamento institucional
  5. Relacionamento com usuários
  6. Intercâmbio com outras plataformas
  7. Estratégias de backup

Esta página é um documento descritivo com objetivo de apresentar as diversas formas de relacionamento institucional e de apoio à comunidade, na qual Plataforma Alelo Recursos Genéticos atua como instrumento de sistematização de atividades de conservação, prestação de serviços de apoio à gestão de dados e informações, e compartilhamento de conhecimento e materiais para o avanço da pesquisa no tema recursos genéticos para a alimentação e agricultura.

De forma direta, a Plataforma Alelo se relaciona com diversas instituições. As relações ocorrem no nível de parceria institucional para prestação de serviços de tecnologia da informação e também como espaço para compartilhamento de informações e materiais (germoplasma) entre as coleções usuárias dos recursos de TI. Os recursos e artefatos de TI são tratados como objeto de interesse mútuo de apoio e contribuição na gestão de recursos de apoio às coleções institucionais , a partir da assinatura de um termo de adesão e confidencialidade (TAC) entre a Embrapa, desenvolvedora da Plataforma Alelo, e instituições parceiras.

A seguir iremos listar os principais tipos de relacionamentos existentes até o momento.

Comunidade Científica em Geral

Existem três softwares componentes da Plataforma Alelo, um por vertente, que são dedicados ao compartilhamento de dados e informações para o público em geral. Estes softwares são a visão externa das bases de dados de cada uma das vertentes e oferecem funcionalidades de consultas, visualização de gráficos, mapas e outros. Estes softwares acessam dados públicos (liberados pelos curadores) para o público em geral.

Instituições Parcerias (Curadoria)

A Plataforma Alelo pode ser utilizada como repositório de informações e software de gestão de recursos genéticos de outras instituições. Existem três termos de adesão que podem ser assinados por instituições em geral para adesão à plataforma. As instituições podem usufruir das funcionalidades existentes, guardar informações e gerenciar suas coleções. A plataforma foi construída de forma a permitir a independência da gestão de dados de recursos genéticos por instituição.

Usuários de Serviços

A Plataforma Alelo também atende usuários de serviços. A adesão por termo é dedicada a curadores, que fazem a gestão de coleções, guarda e manejo de informações e germoplasma físico. Por outro lado existe usuários da Plataforma que procuram serviços entre eles:

  • Intercâmbio de Germoplasma
  • Quarentena

Estes usuários tem o uso da plataforma de forma mais esporádica.

Desenvolvimento da Plataforma

Em geral a Plataforma foi desenvolvida, homologada e disponibilizada em produção pela equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Hoje são dezenas de softwares desenvolvidos pelo NTI/Cenargen, que compõem a Plataforma Alelo.


Para dois softwares que são utilizados na Vertente Animal existe uma cooperação científica entre a Embrapa e a ARS (EUA):

  • Sistema de Informações para Núcleos de Conservação
  • Sítio de consultas públicas de recursos genéticos animal

Para um software de serviço a Embrapa Digital foi autora do Software:

  • Quarentena

Cooperação Científica

O ARS (EUA) juntamente com a Embrapa também tem um contrato de cooperação científica, inclusive com troca de informações.

Referências