História do sistema Alelo RG
Alelo: tecnologia da informação voltada à pesquisa com recursos genéticos
A Embrapa, no cumprimento de sua missão institucional de fazer pesquisa e levar alimento de qualidade à mesa dos brasileiros, buscou dotar sua equipe de pesquisadores das ferramentas necessárias ao trabalho de qualidade e inovação. Desde a década de 80 foi utilizada a informática no manejo das informações de recursos genéticos. No processo de atualização tecnológica, a Embrapa tem incorporado os avanços da área de informação à gestão de recursos genéticos animais, microbianos e vegetais.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma de suas unidades descentralizadas (UD), criada em 1974, foi pioneira no Brasil a usar efetivamente a tecnologia da informação com o desenvolvimento do Sistema de Informações de Recursos Genéticos (SIRG). No início dos anos 90, o SIRG operou com um conjunto de aplicativos standAlone (sem uso de redes) para microcomputadores. Este foi substituído em 2000 com a adaptação do [Genetic Resource Information Network]http://www.ars-grin.gov/ (GRIN), a partir de uma parceria da Embrapa com o Departamento de Agricultura dos EUA (United States Department Of Agriculture – USDA). A versão brasileira, denominada Sistema Brasileiro de Informação de Recursos Genéticos (Sibrargen) passou a utilizar o modelo de arquitetura cliente-servidor com base de dados centralizada.
A partir de 2010 com a reformulação da Plataforma Nacional de Recursos Genéticos, cujas ações estratégicas foram voltadas à conservação e gestão de recursos genéticos, foi aprovado o projeto Documentação e Informatização de Recursos Genéticos, no âmbito do Macroprograma 1 (Sistema Embrapa de Gestão), permitindo o desenvolvimento do Alelo, com tecnologia para Web, de código aberto (open source), e possui recursos de segurança e funcionalidade desde o manejo das informações até a sua disponibilização para a sociedade, favorecendo o intercâmbio de germoplasma de animais, microrganismos e plantas. Encontra-se em curso a migração e incorporação do conjunto de informações existentes na Embrapa para a base de dados do Alelo.
O Alelo, sediado no DataCenter de RG da Embrapa, agrega diversas ferramentas de apoio à gestão das informações produzidas no âmbito dos Recursos Genéticos, tais como compartilhamento de documentos, informações sobre legislação e coleções genéticas, wiki RG, área de treinamento, consultas públicas e o Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura (TIRFAA). O Alelo foi desenvolvido como um portal de serviços, integrando as diversas UDs da Empresa, através da gestão corporativa dos dados; possui funções multilíngua e pluri-institucional, com diversos níveis de acesso, garantindo a segurança da informação para diferentes perfis de usuário, desde o curador até o cliente externo. As características e metodologias adotadas no desenvolvimento do Alelo permitem que o sistema seja usado por outras instituições de pesquisa no manejo de dados obtidos nas atividades com recursos genéticos.
O portal Alelo RG e seu conjunto de sistemas, ferramentas e recursos voltados à gestão de dados e informações de Recursos Genéticos, é fruto do empenho de profissionais de desenvolvimento, pesquisadores, gestores e equipes de apoio, que desde 2010 têm dedicado grande esforço para a sua realização. Além da equipe de TI da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, as etapas e desafios vencidos até o lançamento do portal Alelo contou com atuação e colaboração da Chefia da Unidade, Macroprograma 1 (MP1), Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Diretoria Executiva (DE), BAG Arroz e Feijão (CNPAF) e de muitos curadores e pesquisadores de diversas unidades da Embrapa.