Banco Ativo de Germoplasma

De AleloWiki
Revisão de 15h12min de 25 de outubro de 2018 por WikiSysop (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
  1. Banco ativo de germoplasma (BAG) é um conjunto de acessos conservados a curto e médio prazos, geneticamente representativos de um grupo, família, espécie ou gênero, conservados, regenerados, caracterizados e disponibilizados para uso em pesquisas científicas e intercâmbio, sem a prática de descarte (caso se detectem duplicatas, estas são agrupadas ao acesso original). Para plantas perenes, comumente é chamado de “conservação in vivo” que, por intermédio de várias técnicas, objetiva manter as plantas vivas (a campo, casas de vegetação, telado, ripado, podendo também incluir o in vivo, in vitro etc.). A coleção ativa, geralmente, funciona em dois ciclos: plantas vivas crescendo no campo e sementes armazenadas para regeneração ou multiplicação de materiais. A coleção ativa deve corresponder a um subconjunto da coleção base.
  2. Banco Ativo de Germoplasma (BAG): conjunto de acessos de germoplasma conservado, de uso atual e potencial. Nos BAGs são realizadas atividades de documentação, introdução, intercâmbio, caracterização / avaliação, multiplicação / regeneração, conservação e atividades de apoio ao melhoramento genético.[1]

Banco Ativo de Germoplasma Vegetal (BAG-Vegetal)

Conjunto de acessos de germoplasma vegetal conservado em campo, telados, na forma de sementes em câmaras frias, por técnicas de cultura de tecidos de onde provêm os materiais para intercâmbio e pesquisa.

Banco Ativo de Germoplasma Animal (BAG-Animal)

Conjunto de acessos de germoplasma animal conservado in vivo, em Núcleos de Conservação, ou na forma de gametas e embriões em botijões criogênicos.

Ver Também

Referência e ligações externas

  1. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Organização e funcionamento do Sistema de curadorias de germoplasma; Manual de normas da Embrapa No. 037.008.002.001, BCA No. 2 de 02/01/2018. Brasília-DF 2018.