Gênero
Em biologia, um gênero (do latim genus, plural genera) é uma unidade de taxonomia (um taxon) usada na classificação científica e agrupamento de organismos vivos/fósseis para agrupar um conjunto de espécies que partilham um conjunto muito amplo de características morfológicas e funcionais, um genoma com elevadíssimo grau de comunalidade e uma proximidade filogenética muito grande, refletida pela existência de ancestrais comuns muito próximos. No sistema de nomenclatura binomial utilizado na Biologia, o nome de um organismo é composto por duas partes: o seu gênero (escrito sempre com maiúscula) e o modificador específico (também conhecido como o epíteto específico). Por exemplo, Homo sapiens sapiens, é o nome da espécie humana (latim para homem sábio sábio), a qual pertence ao gênero Homo. Cada gênero é constituído em torno de uma espécie-tipo, por sua vez associada permanentemente a um espécime tipo devidamente preservado e descrito, a partir do qual se avalia a proximidade ou diferenciação de cada uma das espécies que são incluídas no taxon.[1]
Alguns exemplos de gênero:
- Manihot
- Phaseulous
- Citrus
- Brassica
- Sinapis
- Sorghum
É uma tabela de referência do Sistema Alelo BAG encontrada na opção ou aba do menu do sistema denominada "Tabelas" do módulo (aba superior) Configurações. A opção ou aba antiga, já desativada, que continha essa tabela no sistema era denominada "Referências".
Referência e ligações externas
- ↑ CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Género_(biologia)> Acesso em: 25 jan 2017.