Recursos Genéticos
Recursos Genéticos são a base biológica da agricultura, constituem a matéria-prima indispensável ao trabalho dos melhoristas e representam a principal forma de armazenar a variabilidade/adaptação genética (FAO 1996).
Embora o Brasil abrigue entre 10 a 20% do número de espécies conhecidas pela ciência e cerca de 30% das florestas tropicais no mundo (MMA 1998), os componentes básicos da dieta nacional são arroz, feijão, trigo, café, soja, batata e cana-de-açúcar, o que coloca o país como dependente da introdução de genótipos para garantir variabilidade genética que possibilite seu melhoramento e produção.
A Embrapa, desde 1974 atua na conservação de recursos genéticos. O resultado desse trabalho contínuo se destaca no conjunto de bancos de germoplasma em conservação nas suas diversas Unidades Descentralizadas da empresa por todo o Brasil, nas coleções mantidas a médio e a longo prazos, nos estudos relacionados à coleta e conservação de germoplasma in situ e in situ sob cultivo (junto aos agricultores/populações tradicionais).