AV Intercâmbio: introdução

De AleloWiki
Revisão de 17h02min de 10 de abril de 2023 por WikiSysop (Discussão | contribs) (Introdução)

Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

O sistema de AV Intercâmbio dedicado às atividades de intercâmbio de germoplasma vegetal tem como finalidade básica promover a importação, a exportação e o trânsito interno de material de propagação das espécies vegetais para pesquisa agrícola de forma segura, especialmente quanto ao aspecto fitossanitário. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove o intercâmbio de germoplasma vegetal em perfeita harmonia e cooperação com o Ministério da Agricultura e Pecuária, para atender ao Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária – SNPA.

Para otimizar a gestão dos trâmites das diversas unidades descentralizadas da Embrapa, órgãos, entidades nacionais e internacionais, surge o Sistema AleloVegetal Intercâmbio (AV Intercambio) que tem por objetivo organizar, salvaguardar e dispor de forma sistematizada o registro de dados e informações de importação, exportação e de trânsito interno de material de propagação de espécies vegetais. Para integrar e consolidar esse importante acervo de informações constituído na Embrapa, apresenta de forma sucinta as linhas de desenvolvimento do sistema AVIntercambio e respectiva base de dados corporativa.

[ Figura 1. Sistema AVIntercambio - Página Inicial ]

Termos e conceitos aplicados ao processo de Intercâmbio de germoplasma

  • Intercâmbio de germoplasma consiste nas atividades de empréstimo, devolução, troca, doação ou transferência de material biológico consignado entre instituição científica nacional e instituição ou coleção científica sediada no exterior, sem fins comerciais (IN nº 160/2007/IBAMA);
  • são consideradas modalidades de intercâmbio: trântrânsito insito interno, importação ou exportação de germoplasma;

quando a interação entre pesquisadores/curadores acontece com o envolvimento de instituições estrangeiras, a movimentação do material para pesquisa é classificada como importação ou exportação, conforme o sentido do deslocamento, se o material entra ou sai do país, respectivamente. Se, no entanto, a movimentação acontece dentro do país, entre diferentes instituições ou entre unidades da mesma instituição, é classificada como trânsito interno; [1]

  • No caso de exsicatas, diz-se do processo de trânsito interno de exsicatas por permuta, doação ou empréstimo;
Dados e informações obtidos no processo de intercâmbio, pela movimentação de material genético para pesquisa e suas implicações de caráter técnico-científico e legais, são gerados conforme as ações de pesquisadores/curadores e suas instituições.
  1. ( COSTA, I. R. S.; CAJUEIRO, E. V. M.; MONTEIRO, J. S.; HIRAGI, G. O.; ALVES, P. P. F. Documentação e informatização de recursos genéticos. In. NASS, L. L. (Ed). Recursos Genéticos vegetais. Brasília, DF. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007. p. 610-620.