Plataforma Alelo: relacionamento institucional

De AleloWiki
Revisão de 14h49min de 1 de novembro de 2022 por WikiSysop (Discussão | contribs)

Ir para: navegação, pesquisa
Plataforma Alelo
  1. Arquitetura
  2. Componentes de softwares
  3. Descrição técnica
  4. Relacionamento institucional
  5. Relacionamento com usuários
  6. Intercâmbio com outras plataformas
  7. Estratégias de backup

Esta página é um documento descritivo com objetivo de apresentar as diversas formas de relacionamento institucional e de apoio à comunidade, na qual Plataforma Alelo Recursos Genéticos atua como instrumento de sistematização de atividades de conservação, prestação de serviços de apoio à gestão de dados e informações, e compartilhamento de conhecimento e materiais para o avanço da pesquisa no tema recursos genéticos para a alimentação e agricultura.

De forma direta, a Plataforma Alelo se relaciona com diversas instituições. As relações ocorrem no nível de parceria institucional para prestação de serviços de tecnologia da informação e também como espaço para compartilhamento de informações e materiais (germoplasma) entre as coleções usuárias dos recursos de TI. Os recursos e artefatos de TI são tratados como objeto de interesse mútuo de apoio e contribuição na gestão de recursos de apoio às coleções institucionais , a partir da assinatura de um termo de adesão e confidencialidade (TAC) entre a Embrapa, desenvolvedora da Plataforma Alelo, e instituições parceiras.

A seguir iremos listar os principais tipos de relacionamentos existentes até o momento.

Comunidade Científica em Geral

Existem três softwares componentes da Plataforma Alelo, um por vertente, que são dedicados ao compartilhamento de dados e informações para o público em geral. Estes softwares são a visão externa das bases de dados de cada uma das vertentes e oferecem funcionalidades de consultas, visualização de gráficos, mapas e outros. Estes softwares acessam dados públicos (liberados pelos curadores) para o público em geral.

Instituições Parcerias (Curadoria)

A Plataforma Alelo pode ser utilizada como repositório de informações e software de gestão de recursos genéticos de outras instituições. Existem três termos de adesão que podem ser assinados por instituições em geral para adesão à plataforma. As instituições podem usufruir das funcionalidades existentes, guardar informações e gerenciar suas coleções. A plataforma foi construída de forma a permitir a independência da gestão de dados de recursos genéticos por instituição.

Usuários de Serviços

A Plataforma Alelo também atende usuários de serviços. A adesão por termo é dedicada a curadores, que fazem a gestão de coleções, guarda e manejo de informações e germoplasma físico. Por outro lado existe usuários da Plataforma que procuram serviços entre eles:

  • Intercâmbio de Germoplasma
  • Quarentena

Estes usuários tem o uso da plataforma de forma mais esporádica.

Desenvolvimento da Plataforma

Em geral a Plataforma foi desenvolvida, homologada e disponibilizada em produção pela equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Hoje são dezenas de softwares desenvolvidos pelo NTI/Cenargen, que compõem a Plataforma Alelo.


Para dois softwares que são utilizados na Vertente Animal existe uma cooperação científica entre a Embrapa e a ARS (EUA):

  • Sistema de Informações para Núcleos de Conservação
  • Sítio de consultas públicas de recursos genéticos animal

Para um software de serviço a Embrapa Digital foi autora do Software:

  • Quarentena

Cooperação Científica

O ARS (EUA) juntamente com a Embrapa também tem um contrato de cooperação científica, inclusive com troca de informações.

Referências