Plataforma Alelo Recursos Genéticos
O sistema Alelo é uma plataforma corporativa de sistemas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) utilizado para a gestão de dados e informações das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento aplicada a recursos genéticos em suas diversas vertentes: animal, vegetal (AleloVegetal) e de microrganismo (AleloMicro). O Sistema AleloVegetal é o sistema de informação de gestão dos recursos genéticos vegetais, parte integrante do Sistema Alelo, com a função específica de gestão dos recursos genéticos vegetais dos Bancos Ativos de Germoplasma e Coleções de base. Recebeu inicialmente a denominação de Sistema Acessar, em seguida Alelo BAG, nome então substituído por AleloVegetal, devido a ampliação de recursos e funcionalidades destinadas às atividades de informatização do Portfólio de Recursos Genéticos da Embrapa, em sua vertente vegetal. Atualmente, vem abrigando de forma assistida os dados remanescentes do Sibrargen (Sistema Brasileiro de Informações de Recursos Genéticos) e de outras bases e formatos de organização de dados ainda disponíveis nas atividades de curadorias de recursos genéticos da Embrapa.
O Sistema AleloMicro é o sistema especializado na gestão de dados de informações de recursos genéticos microbianos e também é componente do Sistema Alelo.
O Sistema de gestão de dados e informações de recursos genéticos da vertente animal também está disponível no Portal Alelo, mas foi concebido de forma diferente, a partir de parceria de três países: Brasil, Canadá e Estados Unidos da América (EUA), por meio de suas empresas estatais de pesquisa: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Brasil), Agriculture Research Service (ARS/EUA), e Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC/Canadá).
Breve história do Sistema Alelo
A Embrapa, no cumprimento de sua missão institucional, de fazer pesquisa e levar alimento de qualidade à mesa dos brasileiros, buscou dotar sua equipe de pesquisadores de recursos e ferramentas necessárias ao desenvolvimento da Pesquisa. Desde a década de 80 a empresa se utiliza de ferramentas de informação no manejo de dados de recursos genéticos. No processo de atualização tecnológica, a Embrapa tem incorporado novos recursos da área de tecnologia da informação voltados à gestão de recursos genéticos da área animal, vegetal e de microrganismos.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma de suas unidades descentralizadas (UD), criada em 1974, foi pioneira no Brasil no uso da tecnologia da informação para a gestão de coleções vegetais com o desenvolvimento do Sistema de Informações de Recursos Genéticos (SIRG). No início dos anos 90, o SIRG operou com um conjunto de aplicativos standAlone (sem uso de redes) para microcomputadores. Este foi substituído em 2000 com a adaptação do Genetic Resource Information Network (GRIN), a partir de uma parceria da Embrapa com o Departamento de Agricultura dos EUA (United States Department of Agriculture – USDA). A versão brasileira, denominada Sistema Brasileiro de Informação de Recursos Genéticos (Sibrargen) passou a utilizar o modelo de arquitetura cliente-servidor com base de dados centralizada.
A partir de 2010, a Plataforma Nacional de Recursos Genéticos, concebida para organizar o sistema de curadorias da Embrapa, passou por reformulação e ações estratégicas foram criadas para apoiar as atividades de conservação e gestão de recursos genéticos. O projeto de documentação e informatização de Recursos Genéticos foi aprovado no âmbito do Macroprograma I (Sistema Embrapa de Gestão), permitindo o desenvolvimento do sistema AleloVegetal, em substituição ao Sibrargen, com tecnologia Web e código aberto (open source). O AleloVegetal possui recursos de segurança e funcionalidade desde o manejo das informações até a sua disponibilização para a sociedade, favorecendo o intercâmbio de materiais biológicos e conhecimento entre as coleções de RG. Encontra-se em processo permanente de execução a migração e incorporação do conjunto de informações existentes nas diversas coleções e bancos de germoplasma da Embrapa para a base de dados de Recursos Genéticos da Plataforma Alelo.
Sediada no DataCenter de RG da Embrapa, a Plataforma Alelo de Recursos Genéticos veio abrigar o conjunto de sistemas de apoio à gestão das informações produzidas no âmbito dos Recursos Genéticos animal, microrganismo e vegetal, e organizar os demais recursos dedicados ao compartilhamento de documentos, informações sobre legislação, termos de referência, coleções genéticas, área de treinamento, consultas públicas e o Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura (TIRFAA). A Plataforma Alelo foi concebida como um portal de serviços, integrando as diversas UDs da Empresa, por meio da gestão corporativa de dados. O Sistema AleloVegetal, por exemplo, possui funções multilíngua e pluri-institucional, com diversos níveis de acesso, garantindo a segurança da informação para diferentes perfis de usuário, desde o curador até o cliente externo. As características e metodologias adotadas no desenvolvimento do AleloVegetal permitem que o sistema seja usado por outras instituições de pesquisa no manejo de dados obtidos nas atividades com recursos genéticos.
O Sistema de gestão de dados de RG Animal, disponível no Plataforma Alelo, foi desenvolvido a partir de parceria entre vários países, por meio de suas empresas estatais de pesquisa: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Brasil), Agriculture Research Service (ARS/EUA), e Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC/Canadá).
A Plataforma Alelo e seu conjunto de sistemas, ferramentas e recursos voltados à gestão de dados e informações de Recursos Genéticos, é fruto do encontro e do empenho de pesquisadores e profissionais de desenvolvimento, e conta com o apoio de parceiros internos e externos, que desde 2010 têm dedicado grande esforço à sua realização. Além da equipe de TI da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, os desafios vencidos até o lançamento da Plataforma Alelo contou com atuação e colaboração da Chefia da Unidade, Macroprograma 1 (Mp1), Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Diretoria Executiva (DE), Banco Ativo de Germoplasma (BAG) Arroz e Feijão (CNPAF), Agriculture Research Service (ARS/US), Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC/CA), além de colaboradores externos e profissionais, Curadores e Pesquisadores de diversas unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa.
Ligações externas
- Portal Alelo Recursos Genéticos
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
- Agriculture Research Service (ARS/EUA)
- Departamento de Agricultura dos EUA (United States Department of Agriculture – USDA)
- Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC/Canadá)
- [www.embrapa.br/arroz-e-feijao Embrapa Arroz e Feijão]
- Genetic Resource Information Network (GRIN)