Mudanças entre as edições de "BAG Milho"

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com 'No Brasil, o trabalho pioneiro de manutenção do germoplasma de milho foi realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em 1952, onde se efetuaram es...')
(Sem diferença)

Edição das 16h36min de 2 de dezembro de 2016

No Brasil, o trabalho pioneiro de manutenção do germoplasma de milho foi realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em 1952, onde se efetuaram estudos das raças existentes no Brasil, e coletas de variedades crioulas e indígenas. Essas coletas englobaram mais de 3 mil amostras, as quais foram armazenadas no Banco de Germoplasma do Departamento de Genética da própria Esalq, cultivadas e avaliadas quanto a algumas de suas características morfológicas e agronômicas.

A partir do final da década de 1970, o Banco Ativo de Germoplasma de Milho (BAG Milho) vem sendo mantido pela Embrapa (PATERNIANI et al., 2000). A coleção é classificada em coleção-base e em coleção ativa, ambas mantidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e pela Embrapa Milho e Sorgo, respectivamente. No caso do BAG Milho, as coleções-base e ativa mantêm os mesmos acessos, salvo casos de introduções recentes.

No BAG milho é mantem variedades crioulas obtidas por coletas ou doações. Os acessos são agrupados em compostos raciais formados por coleta nacional, acessos melhorados, acessos introduzidos e parentes silvestres.