Mudanças entre as edições de "Intercâmbio de germoplasma"

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 1: Linha 1:
1. Processo de [[trânsito interno]], [[importação]] ou [[exportação]] de [[germoplasma]]. 2. No  caso de [[exsicata]]s, diz-se do processo de trânsito interno de exsicatas por permuta, doação ou empréstimo. 3. Empréstimo, devolução, troca, doação ou transferência de material biológico consignado entre instituição científica nacional e instituição ou coleção científica sediada no exterior, sem fins comerciais (IN nº 160/2007/IBAMA). 4. Os dados e informações obtidos no intercâmbio, pela movimentação do material genéetico para pesquisa e suas implicações de caráter tecnico-científico e legais, são gerados conforme as ações de pesquisadores/curadores e suas instituições. Quanto a interação entre pesquisadores/curadores acontece com o envolvimento de instituições estrangeiras, a movimentação do material para pesquisa é classificda como importação ou exportação conforme o sentido do deslocamento, se o material entra ou sai do país, respectivamente. Se, no entanto, a movimentação acontece dentro do país, entre diferentes instituições ou entre unidades da mesma instituição, é classificada como trânsito interno. (COSTA et al. 2007)
+
1. Processo de [[trânsito interno]], [[importação]] ou [[exportação]] de [[germoplasma]]. 2. No  caso de [[exsicata]]s, diz-se do processo de trânsito interno de exsicatas por permuta, doação ou empréstimo. 3. Empréstimo, devolução, troca, doação ou transferência de material biológico consignado entre instituição científica nacional e instituição ou coleção científica sediada no exterior, sem fins comerciais (IN nº 160/2007/IBAMA). 4. Os dados e informações obtidos no intercâmbio, pela movimentação do material genético para pesquisa e suas implicações de caráter técnico-científico e legais, são gerados conforme as ações de pesquisadores/curadores e suas instituições. Quanto a interação entre pesquisadores/curadores acontece com o envolvimento de instituições estrangeiras, a movimentação do material para pesquisa é classificada como importação ou exportação conforme o sentido do deslocamento, se o material entra ou sai do país, respectivamente. Se, no entanto, a movimentação acontece dentro do país, entre diferentes instituições ou entre unidades da mesma instituição, é classificada como trânsito interno. (COSTA et al. 2007)
  
  

Edição das 10h01min de 10 de maio de 2011

1. Processo de trânsito interno, importação ou exportação de germoplasma. 2. No caso de exsicatas, diz-se do processo de trânsito interno de exsicatas por permuta, doação ou empréstimo. 3. Empréstimo, devolução, troca, doação ou transferência de material biológico consignado entre instituição científica nacional e instituição ou coleção científica sediada no exterior, sem fins comerciais (IN nº 160/2007/IBAMA). 4. Os dados e informações obtidos no intercâmbio, pela movimentação do material genético para pesquisa e suas implicações de caráter técnico-científico e legais, são gerados conforme as ações de pesquisadores/curadores e suas instituições. Quanto a interação entre pesquisadores/curadores acontece com o envolvimento de instituições estrangeiras, a movimentação do material para pesquisa é classificada como importação ou exportação conforme o sentido do deslocamento, se o material entra ou sai do país, respectivamente. Se, no entanto, a movimentação acontece dentro do país, entre diferentes instituições ou entre unidades da mesma instituição, é classificada como trânsito interno. (COSTA et al. 2007)


Tipos de processo de intercâmbio de germoplasma:

  1. Trânsito interno
  2. Importação
  3. Exportação


Referências

COSTA, I. R. S.; CAJUEIRO, E. V. M.; MONTEIRO, J. S.; HIRAGI, G. O.; ALVES, P. P. F. Documentação e informatização de recursos genéticos. In. NASS, L. L. (Ed). Recursos Genéticos vegetais. Brasília, DF. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007. p. 610-620.


Ver também

Alguns links que podem ser úteis na sua pesquisa: