Mudanças entre as edições de "Coleção nuclear"

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa
(Referência e ligações externas)
(Redirecionando para Coleção)
Linha 1: Linha 1:
É uma [[Coleção|coleção]] que representa com o mínimo de repetição, a diversidade genética de uma espécie cultivada e de suas espécies relacionadas. O conceito de coleção nuclear é aplicado em [[Coleção de Germoplasma|coleções de germoplasma]] com 10 a 15% do tamanho da coleção original, representando 70 a 80% da [[variabilidade]] genética disponível na espécie de interesse e nos parentes silvestres. O restante da coleção permanece na reserva como fonte de genes para futuras utilizações. Embora uma coleção nuclear nunca substituirá uma [[Coleção base|coleção base]] ou mesmo uma [[Coleção de trabalho|coleção de trabalho]] muito especializada, sua estrutura e dimensão são fatores decisivos para estimular o usuário a utilizar o [[Germoplasma|germoplasma]] com mais freqüência do que aquele mantido na tradicional coleção ativa.<ref>Glossário de Recursos Genéticos. [[Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia]]. Disponível em: < http://www.cenargen.embrapa.br/recgen/glossario/glossario.html>. Acesso em: fevereiro de 2011.
+
#Redirecionamento[[Coleção]]
 +
 
 +
#'''Coleção nuclear:''' Coleção que representa com o mínimo de repetição a diversidade genética de uma espécie cultivada e de suas espécies relacionadas. O conceito de coleção nuclear é aplicado em [[Coleção de Germoplasma|coleções de germoplasma]] com 10 a 15% do tamanho da coleção original, representando 70 a 80% da [[variabilidade]] genética disponível na espécie de interesse e nos parentes silvestres. O restante da coleção permanece na reserva como fonte de genes para futuras utilizações. Embora uma coleção nuclear nunca substituirá uma [[Coleção base|coleção base]] ou mesmo uma [[Coleção de trabalho|coleção de trabalho]] muito especializada, sua estrutura e dimensão são fatores decisivos para estimular o usuário a utilizar o [[Germoplasma|germoplasma]] com mais freqüência do que aquele mantido na tradicional coleção ativa.<ref>Glossário de Recursos Genéticos. [[Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia]]. Disponível em: < http://www.cenargen.embrapa.br/recgen/glossario/glossario.html>. Acesso em: fevereiro de 2011.
 
</ref>
 
</ref>
  

Edição das 12h56min de 29 de julho de 2019

Redirecionar para:

  1. Coleção nuclear: Coleção que representa com o mínimo de repetição a diversidade genética de uma espécie cultivada e de suas espécies relacionadas. O conceito de coleção nuclear é aplicado em coleções de germoplasma com 10 a 15% do tamanho da coleção original, representando 70 a 80% da variabilidade genética disponível na espécie de interesse e nos parentes silvestres. O restante da coleção permanece na reserva como fonte de genes para futuras utilizações. Embora uma coleção nuclear nunca substituirá uma coleção base ou mesmo uma coleção de trabalho muito especializada, sua estrutura e dimensão são fatores decisivos para estimular o usuário a utilizar o germoplasma com mais freqüência do que aquele mantido na tradicional coleção ativa.[1]

Considera-se como coleção nuclear temática um conjunto relativamente pequeno de acessos geneticamente divergentes que apresentam variabilidade para uma característica específica, de uso estratégico em programas de melhoramento genético. Seu objetivo é facilitar o uso de acessos de Bancos de Germoplasma, especialmente pelos programas de melhoramento genético. [2]

O uso de coleções temáticas nos programas de melhoramento pode apresentar limitações devido à grande quantidade de acessos de germoplasma. É o caso das coleções de gramíneas, com milhares de acessos conservados.

Coleções nucleares temáticas de Arroz

  1. Tolerância à seca
  2. Resistência à brusone
  3. Tolerância ao frio
  4. Variedades Tradicionais de Arroz

=Relatórios de sistema

  1. Relatório acessos por coleção temática

Referência e ligações externas

  1. Glossário de Recursos Genéticos. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Disponível em: < http://www.cenargen.embrapa.br/recgen/glossario/glossario.html>. Acesso em: fevereiro de 2011.
  2. RANGEL P. H. N., OLIVEIRA J. P., ABREU A. G., COSTA J. G. C., FERREIRA M. E. BAG Arroz e Feijão: passado, presente e futuro. Embrapa Arroz e Feijão, Goiânia-GO, 2016.