Mudanças entre as edições de "Descritor de avaliação"

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 1: Linha 1:
1. Os dados e informações de avaliação também estão associados ao acesso. No entanto, a avaliçaõ é resultado da interação do genótipo com o ambiente, o local ou locais e as condições em que a(s) avaliação(es) foi(ram) realizada(s) são registrados. Um acesso pode ser avaliado em um ou mais ambientes, ou em um só ambiente com variação nos tratamentos. O sistema permite registrar de forma segura os dados obtidos nas condições descritas, tanto para descritores associados aos componentes do rendimento quanto para aqueles causados por estresses bióticos ou abióticos. Na base de dados, os descritores são organizados "de baixo para cima e de fora para dentro", isto é, descritores de raízes até descritores de folhas no sentido vertical, e descritores de flores, frutos e sementes, no sentido horizontal. A entrada dos valores observados para cada descritor é independente dessa ordem, no entanto, os resultados da recuperação das informações ou da emissão de relatórios de consulta são apresentados de forma sistemática. Primeiro, os de raízes, se houver, depois, os de caule, folhas, etc. (COSTA et al.2007). 2. Descrevem a avaliação do produto sob a influência do [[Ambiente|ambiente]] da pesquisa.
+
1. Os dados e informações de avaliação também estão associados ao acesso. No entanto, a avaliçaõ é resultado da interação do genótipo com o ambiente, o local ou locais e as condições em que a(s) avaliação(es) foi(ram) realizada(s) são registrados. Um acesso pode ser avaliado em um ou mais ambientes, ou em um só ambiente com variação nos tratamentos. O sistema permite registrar de forma segura os dados obtidos nas condições descritas, tanto para descritores associados aos componentes do rendimento quanto para aqueles causados por estresses bióticos ou abióticos. Na base de dados, os descritores são organizados "de baixo para cima e de fora para dentro", isto é, descritores de raízes até descritores de folhas no sentido vertical, e descritores de flores, frutos e sementes, no sentido horizontal. A entrada dos valores observados para cada descritor é independente dessa ordem, no entanto, os resultados da recuperação das informações ou da emissão de relatórios de consulta são apresentados de forma sistemática. Primeiro, os de raízes, se houver, depois, os de caule, folhas, etc. (COSTA et al.2007). 2. Descrevem a avaliação do produto sob a influência do [[Ambiente|ambiente]] da pesquisa.<ref>
 +
COSTA, I. R. S.; CAJUEIRO, E. V. M.; MONTEIRO, J. S.; HIRAGI, G. O.; ALVES, P. P. F. Documentação e informatização de recursos genéticos. In. NASS, L. L. (Ed). Recursos Genéticos vegetais. Brasília, DF. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007. p. 610-620.
 +
</ref>
 
<br>
 
<br>
  
Linha 8: Linha 10:
 
# [[Outro]]
 
# [[Outro]]
  
{{VerTambém}}
+
==Ver Também==
 
*[[Descritor]]
 
*[[Descritor]]
 
*[[Biótico]]
 
*[[Biótico]]
Linha 17: Linha 19:
 
== Referências ==
 
== Referências ==
  
COSTA, I. R. S.; CAJUEIRO, E. V. M.; MONTEIRO, J. S.; HIRAGI, G. O.; ALVES, P. P. F. Documentação e informatização de recursos genéticos. In. NASS, L. L. (Ed). Recursos Genéticos vegetais. Brasília, DF. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007. p. 610-620.
+
[[Categoria:Glossário]]

Edição das 07h48min de 30 de março de 2017

1. Os dados e informações de avaliação também estão associados ao acesso. No entanto, a avaliçaõ é resultado da interação do genótipo com o ambiente, o local ou locais e as condições em que a(s) avaliação(es) foi(ram) realizada(s) são registrados. Um acesso pode ser avaliado em um ou mais ambientes, ou em um só ambiente com variação nos tratamentos. O sistema permite registrar de forma segura os dados obtidos nas condições descritas, tanto para descritores associados aos componentes do rendimento quanto para aqueles causados por estresses bióticos ou abióticos. Na base de dados, os descritores são organizados "de baixo para cima e de fora para dentro", isto é, descritores de raízes até descritores de folhas no sentido vertical, e descritores de flores, frutos e sementes, no sentido horizontal. A entrada dos valores observados para cada descritor é independente dessa ordem, no entanto, os resultados da recuperação das informações ou da emissão de relatórios de consulta são apresentados de forma sistemática. Primeiro, os de raízes, se houver, depois, os de caule, folhas, etc. (COSTA et al.2007). 2. Descrevem a avaliação do produto sob a influência do ambiente da pesquisa.[1]

Tipos de Descritores de Avaliação:

  1. Componente do rendimento
  2. Biótico
  3. Abiótico
  4. Outro

Ver Também

Referências

  1. COSTA, I. R. S.; CAJUEIRO, E. V. M.; MONTEIRO, J. S.; HIRAGI, G. O.; ALVES, P. P. F. Documentação e informatização de recursos genéticos. In. NASS, L. L. (Ed). Recursos Genéticos vegetais. Brasília, DF. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007. p. 610-620.