Mudanças entre as edições de "Curador"

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa
 
(2 revisões intermediárias por um outro usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
#em sentido genérico é a pessoa encarregada de zelar pela boa conservação de um acervo;<ref>Glossário de Recursos Genéticos. [[Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia]]. Disponível em: < http://www.cenargen.embrapa.br/recgen/glossario/glossario.html>. Acesso em: fevereiro de 2011.</ref>
+
#em sentido genérico é a pessoa encarregada de zelar pela boa conservação de um acervo;<ref>VALOIS, A. C. C., SALOMÃO, A. N. S., ALLEM, A. C. (Organizadores); [https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/173032/glossario-de-recursos-geneticos-vegetais Glossário de recursos genéticos]; Embrapa-SPI; Brasília-DF. 1996. (Série Documentos Embrapa; 22)</ref>
#Pessoa encarregada de promover atividades de prospecção, coleta, introdução, intercâmbio, multiplicação, regeneração, conservação, caracterização, avaliação, documentação, informação e utilização de germoplasma. <ref>VALOIS, A. C. C., SALOMÃO, A. N. S., ALLEM, A. C. (Organizadores); [https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/173032/glossario-de-recursos-geneticos-vegetais Glossário de recursos genéticos]; Embrapa-SPI; Brasília-DF. 1996. (Série Documentos Embrapa; 22)</ref>
+
#Pessoa encarregada de promover atividades de prospecção, coleta, introdução, intercâmbio, multiplicação, regeneração, conservação, caracterização, avaliação, documentação, informação e utilização de germoplasma. <ref>Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Organização e funcionamento do Sistema de curadorias de germoplasma; Manual de normas da Embrapa No. 037.008.002.001, BCA No. 2 de 02/01/2018. Brasília-DF 2018.</ref>;
 
#'''Curador de [[BAG]]''': é o responsavel pelo desenvolvimento de pesquisas em  um ou mais produtos em um [[Banco Ativo de Germoplasma]].
 
#'''Curador de [[BAG]]''': é o responsavel pelo desenvolvimento de pesquisas em  um ou mais produtos em um [[Banco Ativo de Germoplasma]].
 
#'''Curador de RG''':  
 
#'''Curador de RG''':  
Linha 6: Linha 6:
 
##Curador de Recursos Genéticos; pessoa responsável em centros de pesquisa pela integração das atividades dos curadores de [[BAG]], além de promover atividades de [[prospecção]], [[Coleta|coleta]], [[Introdução|introdução]], [[Intercâmbio|intercâmbio]], [[Multiplicação|multiplicação]], inspeção,[[quarentena| quarentena]], [[Conservação|conservação]], [[Regeneração |regeneração]], [[Caracterização|caracterização]], [[Avaliação|avaliação]], documentação, informação e [[utilização]] de [[Germoplasma|germoplasma]].
 
##Curador de Recursos Genéticos; pessoa responsável em centros de pesquisa pela integração das atividades dos curadores de [[BAG]], além de promover atividades de [[prospecção]], [[Coleta|coleta]], [[Introdução|introdução]], [[Intercâmbio|intercâmbio]], [[Multiplicação|multiplicação]], inspeção,[[quarentena| quarentena]], [[Conservação|conservação]], [[Regeneração |regeneração]], [[Caracterização|caracterização]], [[Avaliação|avaliação]], documentação, informação e [[utilização]] de [[Germoplasma|germoplasma]].
 
#Ver ''[[Supervisor de curadoria]]''.
 
#Ver ''[[Supervisor de curadoria]]''.
 +
 +
==Atribuições de Curadores da Embrapa==
 +
 +
São atribuições de curadores de [[Banco Ativo de Germoplasma | Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs)]], [[Coleção | Coleções Microbianas]] e de [[Germoplasma]]:
 +
 +
*Promover a conservação da diversidade genética da espécie ou grupo-alvo no acervo mantido garantindo a sua integridade genética, viabilidade e boas condições sanitárias para uso no presente e no futuro.
 +
*Promover o uso dos RG conservados, disponibilizando acessos e informações para instituições técnicas, acadêmicas e organizações da sociedade civil, para programas de melhoramento genético, para pesquisa ou para conservação ''ex situ'', ''insitu'' e ''on-farm'', observando as normas da Embrapa, e a legislação pertinente.
 +
*Enriquecer a variabilidade genética do acervo por meio de intercâmbio e coleta de novos acessos.
 +
*Realizar a identificação taxonômica dos acessos, buscando auxílio de taxonomistas, quando necessário.
 +
*Submeter para depósito em coleções de referência material das espécies que compõe acervo.
 +
*Realizar atividades de caracterização dos acessos nas diversas formas visando à agregação de valor ao acervo, incluindo a elaboração e publicação de descritores, quando for o caso.
 +
*Realizar ou coordenar a multiplicação e regeneração dos acessos e enviar cópia de segurança dos mesmos para o [[Banco Genético da Embrapa]].
 +
*Curadores de BAGs-Animal deverão enviar tecido ou amostra segundo metodologia definida pelo Supervisor de Curadoria Animal para formação de Banco de Tecidos que se localizará na Embrapa Cenargen.
 +
*Inserir continuamente as informações de passaporte, caracterização, avaliação e trânsito do acervo conservado, em base de dados corporativa, mantendo as informações do BAG e CM atualizadas no sistema.
 +
*Atuar, juntamente com o Coordenador do [[Sistema de Curadorias de Germoplasma]] ou com o Supervisor de Curadorias respectivo, em câmaras setoriais do [[MAPA]] para a espécie-alvo ou produto, quando pertinente.
 +
*Apoiar a Chefia-geral da Unidade, o Coordenador do Sistema de Curadorias de Germoplasma e o Supervisor de Curadorias respectivo, nos assuntos relativos ao germoplasma do acervo sob a sua responsabilidade.
 +
*Articular as ações entre as Unidades que conservam germoplasma do mesmo produto no caso de bancos ou coleções que tenham acessos em mais de uma UD.
 +
*Realizar as atividades de curadoria do BAG ou CM respectivo em consonância com a legislação vigente.
 +
*Promover a captação de recursos financeiros externos complementares ao SEG, sempre que possível, para as atividades de pesquisa e uso dos RG sob sua responsabilidade.
  
 
==Referência==
 
==Referência==
  
 
[[Categoria:Glossário]]
 
[[Categoria:Glossário]]

Edição atual tal como às 09h32min de 1 de fevereiro de 2023

  1. em sentido genérico é a pessoa encarregada de zelar pela boa conservação de um acervo;[1]
  2. Pessoa encarregada de promover atividades de prospecção, coleta, introdução, intercâmbio, multiplicação, regeneração, conservação, caracterização, avaliação, documentação, informação e utilização de germoplasma. [2];
  3. Curador de BAG: é o responsavel pelo desenvolvimento de pesquisas em um ou mais produtos em um Banco Ativo de Germoplasma.
  4. Curador de RG:
    1. É a pessoa responsável pela gestão do acervo de recursos genéticos com ações variadas, tais como: prospecção, coleta, introdução, intercâmbio, multiplicação, regeneração, conservação, caracterização, avaliação, documentação, informação e utilização de germoplasma.[3]
    2. Curador de Recursos Genéticos; pessoa responsável em centros de pesquisa pela integração das atividades dos curadores de BAG, além de promover atividades de prospecção, coleta, introdução, intercâmbio, multiplicação, inspeção, quarentena, conservação, regeneração, caracterização, avaliação, documentação, informação e utilização de germoplasma.
  5. Ver Supervisor de curadoria.

Atribuições de Curadores da Embrapa

São atribuições de curadores de Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs), Coleções Microbianas e de Germoplasma:

  • Promover a conservação da diversidade genética da espécie ou grupo-alvo no acervo mantido garantindo a sua integridade genética, viabilidade e boas condições sanitárias para uso no presente e no futuro.
  • Promover o uso dos RG conservados, disponibilizando acessos e informações para instituições técnicas, acadêmicas e organizações da sociedade civil, para programas de melhoramento genético, para pesquisa ou para conservação ex situ, insitu e on-farm, observando as normas da Embrapa, e a legislação pertinente.
  • Enriquecer a variabilidade genética do acervo por meio de intercâmbio e coleta de novos acessos.
  • Realizar a identificação taxonômica dos acessos, buscando auxílio de taxonomistas, quando necessário.
  • Submeter para depósito em coleções de referência material das espécies que compõe acervo.
  • Realizar atividades de caracterização dos acessos nas diversas formas visando à agregação de valor ao acervo, incluindo a elaboração e publicação de descritores, quando for o caso.
  • Realizar ou coordenar a multiplicação e regeneração dos acessos e enviar cópia de segurança dos mesmos para o Banco Genético da Embrapa.
  • Curadores de BAGs-Animal deverão enviar tecido ou amostra segundo metodologia definida pelo Supervisor de Curadoria Animal para formação de Banco de Tecidos que se localizará na Embrapa Cenargen.
  • Inserir continuamente as informações de passaporte, caracterização, avaliação e trânsito do acervo conservado, em base de dados corporativa, mantendo as informações do BAG e CM atualizadas no sistema.
  • Atuar, juntamente com o Coordenador do Sistema de Curadorias de Germoplasma ou com o Supervisor de Curadorias respectivo, em câmaras setoriais do MAPA para a espécie-alvo ou produto, quando pertinente.
  • Apoiar a Chefia-geral da Unidade, o Coordenador do Sistema de Curadorias de Germoplasma e o Supervisor de Curadorias respectivo, nos assuntos relativos ao germoplasma do acervo sob a sua responsabilidade.
  • Articular as ações entre as Unidades que conservam germoplasma do mesmo produto no caso de bancos ou coleções que tenham acessos em mais de uma UD.
  • Realizar as atividades de curadoria do BAG ou CM respectivo em consonância com a legislação vigente.
  • Promover a captação de recursos financeiros externos complementares ao SEG, sempre que possível, para as atividades de pesquisa e uso dos RG sob sua responsabilidade.

Referência

  1. VALOIS, A. C. C., SALOMÃO, A. N. S., ALLEM, A. C. (Organizadores); Glossário de recursos genéticos; Embrapa-SPI; Brasília-DF. 1996. (Série Documentos Embrapa; 22)
  2. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Organização e funcionamento do Sistema de curadorias de germoplasma; Manual de normas da Embrapa No. 037.008.002.001, BCA No. 2 de 02/01/2018. Brasília-DF 2018.
  3. PAIVA, S. R. (Ed. Técnico) [et al.]; Recursos genéticos: o produtor pergunta, a Embrapa responde (Coleção 500 perguntas, 500 respostas); Brasília, DF: Embrapa, 2019. 300 p. ISBN 978-85-7035-899-8