Mudanças entre as edições de "Plataforma Alelo: descrição técnica"

De AleloWiki
Ir para: navegação, pesquisa
(Arquitetura de organização)
(Recursos de desenvolvimento)
 
(20 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 7: Linha 7:
 
==Arquitetura de organização==
 
==Arquitetura de organização==
  
A [[Plataforma Alelo Recursos Genéticos | Plataforma Alelo]] foi organizada em três vertentes temáticas, de modo a representar a organização do escopo da pesquisa dedicada ao tema recursos genéticos para a alimentação e agricultura, desenvolvida pela Embrapa e instituições parceiras:
+
A [[Plataforma Alelo Recursos Genéticos | Plataforma Alelo]] foi organizada em três vertentes temáticas, animal, microbiana e vegetal, de modo a representar a organização do escopo de pesquisa dedicada ao tema recursos genéticos para a alimentação e agricultura, desenvolvida pela Embrapa e instituições parceiras.
  
* Vertente Animal
+
Essa estratégia se reflete no modelo conceitual de desenvolvimento de ''softwares'', na seleção de linguagens de aplicação, bancos de dados e outros aspectos tecnológicos, de modo a melhor representar a organização desse modelo e melhor atender aos requisitos de cada componentes de ''software''. Há uma grande diversidade na compreensão descritiva de cada campo do conhecimento aplicado ao tema recursos genéticos, que se reflete nas atividades de conservação de cada uma das vertentes, na pesquisa com animais, plantas e microrganismos, e dificilmente poderia ser expresso por um único modelo ou tecnologia de desenvolvimento.
* Vertente Microbiana
 
* Vertente Vegetal
 
  
Esta estratégia se reflete no modelo conceitual de desenvolvimento de softwares, na seleção de linguagens, bancos de dados e outros aspectos tecnológicos, de modo a melhor representar cada uma das vertentes e melhor atender aos requisitos de cada componentes de ''software'', que poderiam ser diversos para cada vertente. O estudo sobre o tema recursos genéticos se refere a uma ampla esfera do conhecimento sobre o estudo de animais, plantas e microrganismos, e dificilmente poderia ser representado ou expresso por um único modelo ou tecnologia de desenvolvimento.
+
Outra estratégia foi organizar a base de dados de recursos genéticos da [[Plataforma Alelo Recursos Genéticos | Plataforma Alelo]] em três bases de dados distintas, uma para cada vertente. O objetivo foi criar uma base de dados única e especializada para concentrar e unificar dados e informações de uma mesma vertente temática.
  
Outra estratégia foi organizar a base de dados de recursos genéticos da [[Plataforma Alelo Recursos Genéticos | Plataforma Alelo]] em três bases de dados, uma para cada vertente, especializada. O objetivo foi criar uma base de dados única e especilizada para concentrar e unificar dados e informações de uma mesma vertente temática.
+
A escolha de uma base de dados única para cada vertente permitiu dar mais versatilidade e liberdade para o desenho e desenvolvimento de ''softwares''. Além disso, trouxe maleabilidade em termos de linguagem de programação, planejamento de requisitos de desenvolvimento e outros recursos de Tecnologia da Informação.
  
Com a escolha da base de dados ser única foi deixado livre a construção dos softwares, que nessa estratégia é mais maleável em termos de linguagem de programação, tecnologia e aspectos de desenvolvimento.
+
===Recursos de desenvolvimento===
  
==Linguagem de Programação e Acessórios==
+
{| class="wikitable"
 
+
! Vertente
===Vertente Animal===
+
! Linguagem de Programação e Acessórios
 
+
! Sistema Gerenciador de Banco de Dados
* Ruby on rails
+
! Gestão e rastreamento de Código
* NetBeans
+
|-
 
+
|Animal
===Vertente Microbiana===
+
| Ruby on Rails / NetBeans
 
+
| MySQL
* Open Java
+
| GIT
* NetBeans
+
|-
 
+
|Microbiana
===Vertente Vegetal===
+
| Open Java / NetBeans
 
+
| PostgresSQL
* Open Java
+
| SubVersion
* NetBeans
+
|-
 
+
|Vegetal
==Sistema Gerenciador de Banco de Dados==
+
| Open Java / NetBeans
 
+
| MySQL
===Vertente Animal===
+
| SubVersion
 
+
|-
* MySQL (Community Edition)
+
|}
 
 
===Vertente Microbiana===
 
 
 
* PostgresSQL
 
 
 
===Vertente Vegetal===
 
 
 
* MySQL (Community Edition)
 
 
 
==Rastreamento de Código==
 
 
 
===Vertente Animal===
 
 
 
* GIT
 
 
 
===Vertente Microbiana===
 
 
 
* SubVersion
 
 
 
===Vertente Vegetal===
 
 
 
* SubVersion
 
  
 
==Desenvolvimento e Validação==
 
==Desenvolvimento e Validação==
  
O desenvolvimento da maioria dos componentes de software ocorre por prototipação e para validação são feitos os seguintes passos:
+
O desenvolvimento dos componentes de software ocorre por prototipação e para validação e entrada em produção faz-se necessário o cumprimento dos seguintes passos:
  
* Testes em tempo de desenvolvimento
+
* Testes em tempo de desenvolvimento;
* Carregamento de dados reais, validando conformidade da base de dados e sistema com informações reais
+
* Carregamento de dados reais, validando conformidade da base de dados e sistema com informações reais;
* Homologação feita por usuários finais
+
* Homologação feita por usuários finais;
* Processo contínuo com manutenção corretiva e evolutiva provocada por usuários finais
+
* Processo contínuo com manutenção corretiva e evolutiva provocada por usuários finais;
  
 
==Referências==
 
==Referências==

Edição atual tal como às 15h19min de 4 de janeiro de 2024

Plataforma Alelo
  1. Arquitetura
  2. Componentes de softwares
  3. Descrição técnica
  4. Relacionamento institucional
  5. Relacionamento com usuários
  6. Intercâmbio com outras plataformas
  7. Estratégias de backup

Esta página é um documento descritivo com objetivo de apresentar as características técnicas da Plataforma Alelo Recursos Genéticos, ferramentas de Tecnologia da Informação utilizadas, bancos de dados, linguagens de programação, arquitetura e informações técnicas de desenvolvimento e validação.

Arquitetura de organização

A Plataforma Alelo foi organizada em três vertentes temáticas, animal, microbiana e vegetal, de modo a representar a organização do escopo de pesquisa dedicada ao tema recursos genéticos para a alimentação e agricultura, desenvolvida pela Embrapa e instituições parceiras.

Essa estratégia se reflete no modelo conceitual de desenvolvimento de softwares, na seleção de linguagens de aplicação, bancos de dados e outros aspectos tecnológicos, de modo a melhor representar a organização desse modelo e melhor atender aos requisitos de cada componentes de software. Há uma grande diversidade na compreensão descritiva de cada campo do conhecimento aplicado ao tema recursos genéticos, que se reflete nas atividades de conservação de cada uma das vertentes, na pesquisa com animais, plantas e microrganismos, e dificilmente poderia ser expresso por um único modelo ou tecnologia de desenvolvimento.

Outra estratégia foi organizar a base de dados de recursos genéticos da Plataforma Alelo em três bases de dados distintas, uma para cada vertente. O objetivo foi criar uma base de dados única e especializada para concentrar e unificar dados e informações de uma mesma vertente temática.

A escolha de uma base de dados única para cada vertente permitiu dar mais versatilidade e liberdade para o desenho e desenvolvimento de softwares. Além disso, trouxe maleabilidade em termos de linguagem de programação, planejamento de requisitos de desenvolvimento e outros recursos de Tecnologia da Informação.

Recursos de desenvolvimento

Vertente Linguagem de Programação e Acessórios Sistema Gerenciador de Banco de Dados Gestão e rastreamento de Código
Animal Ruby on Rails / NetBeans MySQL GIT
Microbiana Open Java / NetBeans PostgresSQL SubVersion
Vegetal Open Java / NetBeans MySQL SubVersion

Desenvolvimento e Validação

O desenvolvimento dos componentes de software ocorre por prototipação e para validação e entrada em produção faz-se necessário o cumprimento dos seguintes passos:

  • Testes em tempo de desenvolvimento;
  • Carregamento de dados reais, validando conformidade da base de dados e sistema com informações reais;
  • Homologação feita por usuários finais;
  • Processo contínuo com manutenção corretiva e evolutiva provocada por usuários finais;

Referências